Ó, dúvida cruel

30 jan • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Ó, dúvida cruel

A grande dúvida do Mercado é saber o que é verdade e o que é mentira sobre a ameaça do coronavírus, daqui em diante chamado pela abreviatura nCoV. Complicado, né mesmo? Pelo menos o avô dele, o SARS, que grassou em 2002, era fácil de pronunciar. Parênteses fechado, é uma bela pergunta. A China, por ser comunista, submete seus 1,410 bilhão de habitantes a regras que seriam impossíveis em países ocidentais. Sabe-se lá o que é obrigar uma cidade inteira a ficar em casa, como mostram as fotos das cidades sem ninguém nas ruas?

Imagem: Freepik

PAUSA MORTAL

A China tem um 18,1% da população mundial. Morrem semanalmente 152 mil chineses e até ontem cento e poucas pessoas morreram pelo vírus. Se o governo chinês forneceu os números corretos.

O PÊNDULO

Ontem, parte das bolsas mundiais corrigiu as pesadas perdas dos últimos dias, bem como o preço do barril de petróleo estabilizou. Caíram demais antes, corrigem depois.

O INCUBADO

O tempo de incubação do nCoV – mania de grafar parte em caixa baixa e outra em alta – é entre 7 e 14 dias. Então é provável que teremos uma enxurrada de novos casos amanhã. Modelos matemáticos preveem o pico a partir da semana que vem até março e abril. Aí sim teremos maior clareza. É como GPS. Precisa de pelo menos três satélites para triangular a posição

CHERCHEZ L’ARGENT

Procurem o dinheiro, já diziam os sábios franceses, uma visão moderna de outra expressão famosa usada nas investigações de homicídio, cherchez la femme. Há quem diga que dá no mesmo. De volta: o que vem na carona do bichinho da ducha é a procura desesperada por uma vacina. Ora, nós sabemos como caminha a humanidade. Portanto, quanto maior o medo maior a recompensa.

SEJA DONO DE UM BOEING

Olha aí, presidente Bolsonaro. O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, quer fazer uma rifa do luxuoso avião presidencial, um Boeing 787-8 caso não apareça um comprador. Cada um dos seis milhões de tíquetes à venda deve custar o equivalente a R$ 110. Muito bem, digamos que você seja sorteado. Vai fazer o quê com ele? E quanto é o IPVJ (Veículo a Jato)?

ASSIM É

“A visão do governo sobre economia pode ser resumida em frases curtas: se a coisa se move, taxe-a; se continuar em movimento, regule-a; se ela parar de se mover, subsidie-a.” Frase de Roland Reagan, bem lembrada pelo meu amigo Guilherme Baumhardt.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »