O dono de tudo

1 ago • A Vida como ela foiNenhum comentário em O dono de tudo

O empresário com sotaque espanhol que me foi apresentado ontem de manhã pelo meu dermatologista foi logo perguntando se eu tinha casa. Apartamento, eu falei. Dá mesmo, ele respondeu.

– Pois não é teu. É do sistema. Veja, eu tenho uma fábrica, mas ela também não é minha, é do Sistema. Nada é das pessoas que acham que é propriedade delas, carros, imóveis, tudo é do Sistema.

Esperei maiores elucidações.

– Se você não paga o IPVA, o Sistema toma seu automóvel. Se eu não pagar os impostos como o IPI o Sistema – o governo – toma, ele ou o banco que também é do Sistema.

Peguei o espírito da coisa.

– No fundo, não existe propriedade privada, meu caro. Nada é nosso mesmo no capitalismo. Tudo é do Sistema que nos permite, provisoriamente, desfrutar aquilo que achamos ser nosso, fruto de anos e anos de trabalho pesado.

Sabe que o cara tem razão, pensei. Foi uma revelação. Saí do consultório e peguei meu carro no estacionamento do shopping. Que não é meu, é do Sistema. Meu consolo é que o shopping também é.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »