O dinheirão e o dinheirinho

5 maio • Caso do DiaNenhum comentário em O dinheirão e o dinheirinho

Pilhas de moedas brasileiras de diversos valores

O Banco Central Europeu decidiu não mais imprimir cédulas de 500 euros alegando que facilitam atividades criminosas. Faz sentido. Valorizado como está, dá para guardar um bocado de euros mal havidos debaixo do colchão – ou de um galpão – em vez de depositar num banco e arrumar bronca com o governo. Nos Estados Unidos, existem (ou existiam não faz muito) cédulas de US$ 2 mil, mas usadas apenas para facilitar depósitos interbancários, não são colocadas em circulação.

Já no Brasil, a Casa da Moeda cunha cada vez menos moedas e cédulas de valor baixo, segundo queixas do comércio. Obter moedas, então, é um calvário. Então é curioso isso, uns param de imprimir dinheirão e nós aqui paramos de emitir dinheirinho.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »