O desprezo do Moser

24 jul • A Vida como ela foiNenhum comentário em O desprezo do Moser

O seu Ernesto Moser era um pragmático-fleugmático. O austríaco que chegou por acaso ao Rio Grande do Sul nos anos 1940, vindo de um circo que quebrou em Montevidéu, casou com a filha da Dona Maria, nome do cultuado restaurante da rua José Montaury, Centro de Porto Alegre. Foi-se como tantas outras casas históricas. Seu Arnesto, como costumava dizer o bancário Mandico, numa vã tentativa de irritá-lo, também teve a concessão do Chalé da Praça XV.

Ele dizia que era o único sujeito que tinha três nacionalidades: austríaco de nascimento, brasileiro por adoção e “alemão ladrão” quando o cliente reclamava do preço da refeição.

O velho e bom Moser tinha aqueles ventiladores de teto no Dona Maria, mas os abominava. Mais do que isso, nutria profundo desprezo por eles, resumido numa simples e curta frase:

– Esquentam o chope e esfriam a comida.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »