O case da Skol
Quando apareceram aqueles anúncios do suco de frutas Pic Me eu elogiei a criatividade da peça, com uma linguagem diferenciada, clara e explorando o grande espaço em branco do anúncio de página na ZH. É uma mídia intensa, porque o anúncio continua sendo veiculado, e olha que faz mais de mês. Mas, Huston, nós temos um problema.
Cadê o produto? Já percorri várias lojas do Zaffari e de pontos de venda tradicionais que vendem sucos. Não acho nem na gôndola dos sucos nem naqueles armários de gelados. Ponto de venda é fundamental, sabem, melhor que eu, a empresa que o fabrica e a agência que criou a campanha.
Lembrei de um case, um ano em que a Ambev ainda não existia. A Brahma e a antão concorrente Antárctica inverteram a estratégia no Carnaval de rua e nos desfiles. Em vez de centrar esforço no carnaval do Rio como de hábito, mirou no de São Paulo; já a cervejaria paulista fez exatamente o contrário. E botaram um monte de dinheiro.
Sabem qual vendeu mais? Nenhuma das duas. Foi a Skol. O segredo: criou e abasteceu sem folgo pontos de venda. Pic Me, cadê os teus?
No Zaffari da Cabral o suco de frutas está… no setor de frutas. Abç. Rogério