O case Certel

14 set • Caso do DiaNenhum comentário em O case Certel

 Depois da extinção das centrais do interior nos jornais porto-alegrenses, Porto Alegre passou a ser ainda mais a Capital do Umbigo do Mundo. Não existe vida inteligente lá fora, salvo quando acontece alguma tragédia ou crime horripilante. Nestes anos todos de jornalismo na cacunda, cansei de ouvir reclamações que só vamos no interior para buscar notícia ruim. Notícia boa não é notícia.

 Sempre falei e escrevi isso. E não só condenei e condeno essa chaga, noticiando coisas positivas que me foram enviadas. E vezes sem conta os prefeitos, empresários ou gente do povo me escreveu para agradecer a publicação. Foi uma solene bosta a extinção dessas centrais. Cobrimos fração do nosso território como se fôssemos do tamanho do Principado de Mônaco. Isso que a maior parte do nosso PIB vem do Interior.

 Há dias, publiquei no JC texto com foto sobre a Certel Energia, uma cooperativa que tem quatro PCH’s (pequenas hidrelétricas) e pretende construir mais cinco para atender às regiões onde atua com epicentro em Teutônia. No dia seguinte, o presidente Erineo José Hennemann me ligou e agradeceu em nome da diretoria e funcionários, pedindo autorização para publicar a matéria e toda a página 3 no jornal do grupo e veículos da região.

 Vejam só como são as coisas. Uma simples nota com foto, e enviada para eles, e os caras me pedem autorização. Chama-se isso de educação, artigo cada vez mais raro e que não se compra em farmácia.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »