O carro dos sonhos

18 jul • A Vida como ela foiNenhum comentário em O carro dos sonhos

No dia 14 de julho de 1955, o Karmann Ghia foi apresentado à imprensa e concessionárias VW no Hotel Kasino, na França. O carro nasceu da união do fabricante de carrocerias alemão Wilhelm Karmann com o italiano Luigi Segre – designer do estúdio Ghia. Era estiloso pra caramba.

No Brasil, ele chegou um pouco mais tarde, no início dos anos 1960. Vinha com o mesmo motor do fusquinha, que os gaúchos chamavam de fusca, míseros 36 e depois 40 cavalinhos. Andava nada, como a maioria dos poucos carros “nacionais”. Zero a 100 em 18 a 20 segundos. Mas na época achávamos isso impressionante. Tem que considerar que os carros pequenos pesavam muito pouco, abaixo dos 1 mil quilos.

A questão era que ele era estiloso, muito bonito na verdade. Com dois lugares e espaço para um guarda-chuva no banco traseiro. Rapaz, quem tinha um tinha sucesso garantido com a mulherada. Por duas razões. Uma, pelo carro propriamente dito; segunda, porque era caro.

Um sujeito de Montenegro que tinha a mania de exagerar os nomes estrangeiros, apontava o dedo e dizia:

– Como é bonito esse Karman Gira!

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »