O carro dos sonhos

18 jul • A Vida como ela foiNenhum comentário em O carro dos sonhos

No dia 14 de julho de 1955, o Karmann Ghia foi apresentado à imprensa e concessionárias VW no Hotel Kasino, na França. O carro nasceu da união do fabricante de carrocerias alemão Wilhelm Karmann com o italiano Luigi Segre – designer do estúdio Ghia. Era estiloso pra caramba.

No Brasil, ele chegou um pouco mais tarde, no início dos anos 1960. Vinha com o mesmo motor do fusquinha, que os gaúchos chamavam de fusca, míseros 36 e depois 40 cavalinhos. Andava nada, como a maioria dos poucos carros “nacionais”. Zero a 100 em 18 a 20 segundos. Mas na época achávamos isso impressionante. Tem que considerar que os carros pequenos pesavam muito pouco, abaixo dos 1 mil quilos.

A questão era que ele era estiloso, muito bonito na verdade. Com dois lugares e espaço para um guarda-chuva no banco traseiro. Rapaz, quem tinha um tinha sucesso garantido com a mulherada. Por duas razões. Uma, pelo carro propriamente dito; segunda, porque era caro.

Um sujeito de Montenegro que tinha a mania de exagerar os nomes estrangeiros, apontava o dedo e dizia:

– Como é bonito esse Karman Gira!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »