O camarão de Fidel

4 dez • A Vida como ela foiNenhum comentário em O camarão de Fidel

 Uma missão de deputados federais visitou Cuba nos anos 1990 para ver o que é que a baiana cubana tinha. Foram recebidos com todo o aparato e cordialidade, Fidel Castro à frente. Depois de périplos em que mostraram as maravilhas da revolución e o povo mais resignado que desdentado comendo mingau, Fidel convidou a turma para um jantar em palácio.

 Os parlamentares brasileiros foram acomodados em uma generosa sala, tudo nos trinques, serviço de primeira. Claro, casa de Chefe é outra coisa. Serviram pratos maravilhosos, especialmente o de camarão. Na hora da sobremesa, café e charuto, Fidel Castro assomou ao microfone posto na sua frente. Todos pensaram que seria um discurso quilométrico, daqueles em que Fidel tirava o primeiro lugar e Leonel Brizola o segundo. Mais longo que curta metragem alemão, seis a oito horas de filme. Macaco velho, Fidel foi logo acalmando a turma.

 – Sei o que vocês estão pensando, que vou fazer um dos meus longos discursos, mas fiquem tranquilos. Só vou dizer que fico satisfeito com a visita de vocês, desejo boa estada e curtam Havana.

 Nessa hora, o então deputado Eliseu Padilha teve uma má ideia. Levantou e disse que todos tinham ficado maravilhados com os camarões, qual seria a receita daquele molho maravilhoso. Fidel pegou o microfone de novo.

 – Bueno…

 Imaginem o tempo que levou falando da receita.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »