O branco total…

10 ago • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em O branco total…

Lebes com a fachada branca

A Loja Lebes do Centro Histórico de Porto Alegre completou um ano. O prédio da antiga Loja Guaspari foi totalmente restaurado, e a fachada branca atravessou esse tempo sem nenhuma lavagem ou repintura, mesmo com toda a fuligem no ar da área central. É um milagre da nanotecnologia.

…apesar da sujeira

A tecnologia usada emprega adição de dióxido de titânio, com capacidade autolimpante, mesmo com a fuligem da região. É uma aplicação da nanotecnologia desenvolvida pelo Norie/Ufrgs em parceria com a construtora Engenhosul. É o primeiro do país com essa tecnologia. Tem a ver com elétron que força a barra quando bate a luz do sol, por aí.

Freio na competência

Sabem até os computadores de uma empresa que os menos produtivos e capazes são demitidos especialmente em tempos de vacas magras, mas que tal a chefia pedir para que o funcionário freie sua competência? O coach Silvio Celestino (www.alliancecoaching.com.br) comenta casos assim. E que não são poucos e nem novos. “Lembro-me de um executivo de TI que, juntamente com outro colega, montou uma área de vendas diretas de produtos da empresa na qual trabalhava – e originalmente somente vendia por meio de revendedores autorizados.”

Distorção lucrativa

Passados seis meses de atuação, conta Celestino, o diretor de RH da empresa resolveu reduzir suas comissões sobre o faturamento. O motivo: eles vendiam tanto que passaram a ganhar mais do que o presidente da corporação, e o diretor de RH considerava isso uma distorção. “Observei isso acontecer com profissionais em multinacionais e em um banco, também internacional.”

CO-0065-18 - Crédito Consignado INSS - 600x90px (1)

Meninos, eu vi

É mais comum do que se pensa acontecer isso na área de vendas. Como tenho duas Carteiras do Trabalho, uma cheia e outra pela metade, antes de ser PJ, observei comportamento análogo em empresas que trabalhei. Isso significa que o cara não enxerga um palmo adiante do nariz ou então é o maior tocador de harpa que existe.

A harpa

harpa

Explico. Já viram alguém dedilhando este instrumento de cordas? O músico toca nas cordas de frente para trás, para junto do corpo. É o famoso “vinde a mim”. Como diz Celestino “o mundo e as empresas estariam em melhores condições se valorizassem os indivíduos de excelência, e não os fanfarrões, psicopatas e mentirosos de plantão”.

Momento gastronômico

Será mesmo que não vamos parar de imitar os uruguaios que colocam dulce de leche em todas as sobremesas e doces? Ou é comodismo ou é consumidor pouco exigente com gosto para sambas de uma nota só, o fato é que há uma invasão de doce de leite até mesmo substituindo outros recheios tradicionais. Vou começar o movimento “Chega de doce de leite!”.

Em compensação…

…existe um recheio que dá gosto ímpar em tortas ou sonhos & Cia ltda que se chama creme de manteiga. Ou as confeitarias que visito não o conhecem ou sabem apenas que ele existe. Uma lástima.

Máximas de outrora

Pobre quando come galinha um dos dois está doente.

Terceirizadas

Do jornalista Flávio Dutra: “Alguns partidos me lembram o programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios”.

Um erro 180 graus

Que inverninho esse nosso, hein? Em junho, a previsão era que ele não seria muito rigoroso e com chuvas abaixo da média no Rio Grande do Sul. Está acontecendo exatamente o contrário. Até mesmo os que curtem o frio, como eu, acham que uma primavera antes do tempo viria a calhar.

Banrisul na exposição

O Banrisul anunciou que, durante a 41ª Expointer, estará atendendo à demanda por crédito rural dos agricultores familiares, médios produtores, agricultores empresariais, cooperativas e empresas do setor do agronegócio. A carteira de crédito rural do Banrisul receberá pedidos de financiamentos, tanto para a compra de animais, como de máquinas e equipamentos agrícolas.

 Jornal do Comércio

Leia e assine o JC clicando aqui.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »