O Bar Naval

18 fev • A Vida como ela foiNenhum comentário em O Bar Naval

Quem não conhece o Bar Naval do Mercado Público de Porto Alegre ou não o frequentou pelo menos uma vez na vida levante o dedo. Na semana passada morreu o antigo dono, seu João, João Santos, 89. Hoje é restaurante mais que bar, mas em outras épocas era o contrário. Juntamente com o mais que centenário Restaurante Gambrinus, bem ao lado, o Naval atraía políticos, empresários, boêmios, turistas, passantes abstêmios ou alcoólicos.

Chamava-se Naval pela proximidade ao Cais do Porto. No tempo em que o Centro Histórico da Capital ainda reluzia, antes da classe média ser expulsa da área pela invasão de camelôs e ambulantes que não ambulam, o Mercado era e ainda é um espaço cult. Justiça seja feita, falamos cult hoje, porque nos anos 1940 até os 1960, o Naval era barra pesada. Onde é que vocês já viram estabelecimento frequentado por marinheiros ser pacífico?

Certa feita, um governador resolveu visitar o bar onde, antes de se eleger, batia ponto diariamente. Molhava as palavras e as molhava bem molhadas, por assim dizer. Quando entrou foi uma algazarra, amigos e clientes o saudavam. O seu João desocupou sua mesa preferida antes de ele ser excelência. De repente, no meio de toda a guerra de palavras, uma frase se destacou.

– Não serve canha pro homem que ele tá de serviço!

Crédito: Divulgação

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »