O bar do Salim

13 set • A Vida como ela foiNenhum comentário em O bar do Salim

Os Discocuecas, um divertido conjunto que fez sucesso na Rádio Gaúcha a partir dos anos 1970, ensaia sua volta. Dos quatro integrantes originais, um já morreu. E um dos mais destacados era o Beto Roncaferro, um mix de publicitário, compositor, cantor e sei lá eu quanta coisa mais ele sabe fazer – e bem.

Na segunda metade dos anos 1970, o falecido publicitário Jorge Salim mudou a sede da sua agência Arauto para uma mansão no Morro Santa Teresa, e entre os convidados para a nova fase, estava o Beto Roncaferro. Artista é artista, vocês sabem, e o Gordo Salim entendia bem isso porque foi empresário de grandes nomes da música popular brasileira, até do Roberto Carlos. Então resolveu deixar o novo funcionário bem à vontade.

– Tem espaço de sobra, então o Beto vai trabalhar num bar, fica mais criativo – contou-me o Turco.

De fato, em uma das salas ele mandou construir um bar de verdade, balcão, tamboretes e bebidas, muitas bebidas, da cachaça ao Chivas. Então o Beto ia e voltava do bar sem sair da agência. Volta e meia o Salim mandava chamar o Beto para alguma tarefa, criar um jingle, algo assim.

– Ele tá no bar – fala o boy. – Pediu pro senhor o chamar mais tarde. Mas ele pediu pra dizer que está criando.

O Salim de repente se deu conta de que bar em uma agência de propaganda não era exatamente uma boa ideia. Um dia, ele meio que deu uma bronca no Beto. Chamou-o para sua sala e deu o recado de ser criativo também fora do espaço etílico.

– Salim, a ideia do bar fui tua. Eu até estranhei, mas ordem de patrão não se discute, se obedece.

E voltou para o bar.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »