O bafo do dragão

11 jun • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em O bafo do dragão

Depois de um índice negativo em maio, de – 0,32%,  o IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) da Fundação Getúlio Vargas aqueceu as caldeiras em 1,36% na primeira prévia deste mês. No acumulado de 12 meses, dá 7,11%. É um porcentual nada alvissareiro. Como reajuste de salário nem pensar, é mais um prego no caixão do assalariado.

Efeito clima…

Durante os primeiros cinco meses do ano, a estiagem predominou, e além disso a umidade relativa do ar esteve muito baixa. Neste período, no Rio Grande do Sul, o Covid-19 evoluiu de forma bem modesta. A disciplina dos gaúchos ao isolamento era a explicação recorrente.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw00hn_promocao.aspx?secao_id=3310&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=app&utm_content=centro_600x90px

…efeito umidade

Pois de duas semanas para cá começou a chover forte no Interior, e a umidade, como em Porto Alegre, aumentou para níveis pré-inverno. Talvez não por acaso o número de casos aumentou. Então foi a abertura mesmo que parcial ou é o efeito clima? Antes do vírus, superlotação de emergências e UTIs eram recorrentes.

Devagar se vai…devagar

Pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo de Gramado revelou que a ocupação média dos hotéis que abriram foi de 16%. Os estabelecimentos que responderam à pesquisa representam 40% da hotelaria da cidade, então teria que ouvir os outros 60%. De qualquer maneira, é a escolha entre meio copo cheio ou meio copo vazio.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »