Não vem que não tem

7 dez • Caso do DiaNenhum comentário em Não vem que não tem

   Pela primeira vez em cinco anos, encolheu a geração de jovens “nem, nem, nem” (nem estuda, nem trabalha e nem procura emprego), segundo matéria da Folha de S. Paulo com dados do IBGE. Compreende jovens entre 15 e 29 anos. Não é pouca gente, eram 6,8 milhões no ano passado.

   É fácil de entender. Com o encolhimento da renda familiar, surgiu a frase fatal que parte da juventude abomina: te vira e vai trabalhar. E aí vem o verdadeiro drama, a falta da qualificação aliada à baixa escolarização. Tirando empacotador de supermercado ou empregos assemelhados, vai ser triste o futuro dessa gente toda.

   É aquela coisa da cigarra e da formiga. Já disse e repito, um dos nossos maiores problemas é o baixo interesse pela qualificação profissional. Deu pro funk, pra cerveja e pro tênis novo, tá bom. Na outra ponta, o papai paga. Pagava.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »