Na mão grande

19 abr • A Vida como ela foiNenhum comentário em Na mão grande

Voltou à moda colecionar figurinhas. Não sei se voltou também o “bater” figurinha dos meus tempos de piá. Eu nunca tive lá muito saco para completar os álbuns, até porque era público e notório que apenas alguns poucos felizardos chegavam lá, mas um me encantou. Foi minha estreia na cidade grande, a coleção de figurinhas das balas Ruth. Se não me falha a memória, duas eram difíceis, a casa de madeira, outro acho que era o peixe-elétrico.

Nunca tive mãos largas, portanto, em matéria de bater figurinhas, eu era ruim. Lembro um cara que ganhava sempre. Era o maior da turma, o mais gordo, com mãos que eram do tamanho de uma tábua de pinho de serraria. Esqueci o nome dele, mas não vem ao caso. Quando ele baixava aquela mãozona em concha sobre a figurinha da bala Ruth de cabeça para baixo – o objetivo era virá-la ao contrário – vinha a lajota da calçada junto, mesmo que estivesse cimentada. Esse movimento era chamado de tabufa. Virou, ganhou a figura.

O assunto me veio à mente por causa das últimas ofensivas para tentar virar o jogo e tirar da cana o preso mais ilustre do Brasil, nem que seja na marra.

Seita é fogo.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »