Mutatis Mutantis

6 jun • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Mutatis Mutantis

Mudanças de trânsito como inversão de fluxo em uma artéria ou rua movimentada levam três semanas para que os motoristas as absorvam. Uma nova situação de emprego leva dois meses para que o funcionário novo entre no espírito da coisa. O governo Bolsonaro está levando seis meses para que o brasileiro entenda seu modo de ser e agir.

A BOBEADA DO DIA

Poderia ser menor se o Capitão não fizesse tanto gol contra, como essa das mudanças na CNH. Todo o mundo endurece, e nós amolecemos. Substitua “absorver” para “se resignar” e chegamos perto do que está acontecendo. As ausências dos filhos e suas aprontadas ajudaram o Capitão a ser menos saliente, criticamente falando.

O CARVALHO FOI AO CHÃO

Mais notável ainda, que ajuda muito Bolsonaro, é o sumiço do Olavo de Carvalho. Há quem ache que ele está igual a um bode, que recua bem recuado para dar marrada mais forte. Uma espécie de quarentena. Se ele levou um chega-pra-lá dos meios castrenses e seus representantes no governo deixou de ser uma hipótese.

 A COTOVELADA

É uma certeza de 99,9%. Como o ouro, por mais puro que seja. Nada nem ninguém são 100% a não ser a morte e os impostos, já ensinava o tio Ben, Benjamin Franklin. Também devemos botar uma ficha na hipótese que o próprio Bolsonaro tenha dado uma cotovelada no guru. Milico sabe como fazer isso sem chamar a atenção do referee, o árbitro.

A NUVEM DE MAGALHÃES

Mudou o eleitorado ou mudou o presidente? Crave as duas. É bem verdade que o Capitão tem umas recaídas não previstas pelo corpo clínico, mas no geral vem diminuindo a quantidade de arremessadas de bolas de boliche na loja de cristais. Talvez provisoriamente, tal como a quarentena do amigo Olavo. Porém, o deputado mineiro Magalhães Pinto já ensinava que a política é como uma nuvem: olha está de um jeito, olha de novo e já está de outro.

BALCÃO DE NEGÓCIOS

O Congresso¸ esse formado como se fosse um multifacetado olho de mosca, às vezes olha a realidade de um jeito, às vezes de outro. Nem todas as janelinhas do olho da mosca são do mal. Parte é de primeira qualidade, parte é de última.

MÉDICOS E MONSTROS

A Câmara dos Deputados, mais que o Senado, comporta-se como a história de Robert Louis Stevenson. Às vezes, passa de Dr. Jekyll para Mr. Hyde num piscar de olhos. Depende da poção mágica que se lhes é oferecida.

UTILIDADE PÚBLICA I

Rafael Severo, da Trend Investimentos Imobiliário, foi eleito presidente da Junior Achievement RS. Sócio da StoneCapital Investimentos, Ricardo Schmitt, foi eleito vice-presidente do Conselho Diretor da instituição no RS. A ONG americana aplica programas educacionais em escolas, visando à disseminação do espírito empreendedor em crianças e jovens.

UTILIDADE PÚBLICA II

Acontece neste sábado a prova do vestibular 2019/2 da Faculdade do Ministério Público – FMP. As inscrições seguem abertas pela internet até às 20h, do dia 5 de junho, direto pelo link https://www.fmp.edu.br/graduacao/vestibular/inscricao/#menu-cursos. A avaliação será aplicada das 14h às 18h, no Campus Vertical da instituição (Rua Coronel Genuíno, 421), em Porto Alegre.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »