Moral que nos falta

4 mar • Caso do DiaNenhum comentário em Moral que nos falta

O presidente Richard Nixon renunciou para não sofrer impeachment por ter mentido sobre Watergate. Bill Clinton quase foi pro brejo não por ter se relacionado com Monica Leminski mas por ter mentido, que não fez seco com a estagiária. Essa é a moral calvinista que tanto nos faz falta.

Já nós latinos somos frutos da cultura católica. Errou, confessou, bola ao centro. O escritor Jorge Luiz Borges tinha a convicção de que grande parte das mazelas dos países latinos (e europeus com tradição católica) não se deviam apenas aos incompetentes no poder, que gravamos no nosso DNA a irresponsabilidade porque o perdão viria do céu.

Por isso que aqui somos sede do maior Festival de Mentiras do novo milênio.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »