Moral da pensão

26 ago • A Vida como ela foiNenhum comentário em Moral da pensão

Como era difícil aos estudantes do Interior achar um lugar para morar em Porto Alegre, um lugar que fosse barato e bom. E era quase missão impossível. A saída primeira eram as pensões – a não ser que os pais tivessem grana para alugar um apê – em que várias pessoas dormiam num mesmo quarto. A famosa república. Dava até para levar uma mulherzinha na moita. Altíssimo risco.

Quando arranchei de vez na Capital, morei por alguns meses em uma das sete famosas Casas da JUC (Juventude Universitária Católica), mantidas pelos Irmãos Maristas. Custo zero ou quase, mas você tinha pouca autonomia. E devia lavar louça e chão, essas chatices. Morei dois meses em uma, na descida da rua Mostardeiro, em frente ao hoje Parcão. Quando chegou minha vez de lavar louça, coisa que definitivamente não estava nos meus planos de governo, mudei-me para uma república com mais três amigos, um apartamento no edifício Bagé, na rua Barros Cassal, apartamento 44.

Esse endereço teve histórias, e como teve! A dona, que se chamava Sofia, despejou-nos. Para não pagar a repintura e estragos acumulados, ela exigiu que saíssemos de lá em duas horas no máximo. Colamos alguns azulejos soltos com pasta de dente.

Sem grana para pagar um caminhãozinho “Faço Frete” que, não raro, virava “Faso frete” ou “Fa-so frete”, o jeito foi alugar uma carroça.

E a Sofia de olho no relógio. O difícil foi o guarda-roupa caber no elevador pantográfico. No desespero, desbastei a parte de trás com um facão para a porta poder fechar. Torturei um guarda-roupa, imagina. O carroceiro queria mais, mas não tínhamos plata. Fizemos um acordo: tivemos que carregar e descarregar nossos mijados. O fiadamãe só ficava olhando.

 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »