Meu palavrão republicano

5 jun • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Meu palavrão republicano

O ministro do STF, Gilmar Mendes, não se deu conta que o microfone estava aberto e soltou um palavrão, descrito por uma colunista como nada republicano. Acontece. Não será o último a pagar esse mico. O erro do doutor Gilmar foi dar explicação, que estava cansado, que era idoso confuso com a tecnologia, algo assim. Nunca cometa esse erro. Foi dito, foi dito. Qualquer explicação piora as coisas.

FALE AO ÉTER

Explicação só se dá para delegado de Polícia e porteiro de boate. Gilmar nem era nascido, e o microfone já existia. Naqueles tempos, falar nele era coisa tão importante que se usava terno e gravata. Só se tirava o chapéu para aquele trambolho metálico cheio de furinhos que lançava palavras ao éter, sinônimo para as ondas de rádio.

SABEDORIA DE DAUDT

Quando eu fazia o Informe Especial  do jornal Zero Hora, nos anos 1980,  o radialista José Antônio Daudt desceu dos estúdios da Radio Gaúcha para lembrar o aniversário de ZH, que quase fora esquecido. Seu Maurício Sobrinho (saudades dele…) mandou baixar alguns barris de chope para comemorar.

https://www.banrisul.com.br/bob/link/bobw00hn_promocao.aspx?secao_id=3691&utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=repac&utm_content=centro_600x90px

A copos tantos, o Daudt começou a nos entrevistar ao vivo. Chegou na minha vez e ele perguntou de onde eu tirava tanta informação. Pergunta que sempre fazem, aliás. Enumerei algumas coisas bobas e quando elas me faltaram  falei “até da casa do carvalho” só que na hora omiti o V. Caí na real e antes mesmo de me desculpar, o Daudt cortou meu barato falando rápido ao pé do ouvido:

– Não para de falar, vai em frente sem desculpas.

Grande lição. No rádio, as palavras entram em um ouvido e saem pelo outro. Poucos ouvintes se deram conta do impropério.

Tudo bem, mas onde entra republicano no palavrão do Gilmar? Se eu disser o mesmo palavrão com microfone desligado serei um?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »