Mercado das palavrinhas

27 jun • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Mercado das palavrinhas

imagem: Freepik

Nós temos a mania de pinçar certos neologismos ou palavras velhas recicladas como se fossem as únicas capazes de descrever certas modernidades, palavras da moda usadas ad nauseam como se pepitas de ouro fossem. A última é disruptiva. Sucedeu compliance, mas que ainda vale bem no mercado das palavrinhas.

A epidemia de logística

Quando “logística” começou a ser usada para descrever operações comerciais e seus caminhos até chegar na ponta do consumo – um gaiato chegou a descreveu a logística para chegar direto ao banheiro de um restaurante antes de sofrer um derrame intestinal – era a expressão da moda. Tudo era logística.

Pergunta de taxista

 Certo dia saí do jornal e peguei um táxi. O motorista me olhou pelo retrovisor e deduziu que eu era jornalista. Meia quadra depois ele fez uma pergunta.

– Jornalista, me explique o que vem a ser logística.

Meu Deus, pensei, como vou explicar em poucas palavras? Mas foi indo, indo, até que o taxista me interrompeu quando mal tinha chegado na metade.

– Já sei, já sei, pode parar. É frete, é isso?

O espírito da coisa

Pensei cá com meus botões que, no fundo, no fundo, o motora entendeu o que vinha ser logística. Não era só isso, mas também era isso. O fundamental, o espírito da coisa, o cara captou.

Me dá um emprego aí?

Pesquisa elaborada pelo LinkedIn aponta que, até 2022, a tecnologia vai substituir cerca de 75 milhões de empregos no mundo. Ao mesmo tempo, mais de 133 milhões novas de ocupações serão criadas a partir dos impactos tecnológicos no mercado de trabalho.

Tudo como dantes…

Segundo o levantamento, as cinco habilidades que os empregadores têm mais dificuldade em achar no mercado são:

1. pensamento crítico e resolução de problemas;

2. adaptabilidade e flexibilidade;

3. comunicação;

4. liderança;

5. inovação e criatividade.

… no quartel de Abrantes

Agora me digam uma coisa. Estes cinco quesitos acima foram ou não foram o que qualquer empregador espera do empregado, em qualquer época e em qualquer país? E sempre houve dificuldade em achar as pessoas certas. Sempre foi, é, e sempre será o sonho do empregador e o sonho do empregado em tê-los.

Financiamento educativo

Crédito Educativo Universitário-25-6-19_0027_foto1O Banrisul está ampliando sua atuação no financiamento educativo, disponibilizando a linha CDC Crédito Universitário aos estudantes das universidades participantes do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas, o COMUNG. Representantes do Banrisul, da COMUNG e de universidades gaúchas reuniram-se no Edifício-Sede do Banco, no dia 25, para formalizar a expansão do programa, que iniciou em 2018 como um projeto-piloto em parceria com a Unisinos.

O presidente do Banrisul, Luiz Gonzaga Veras Mota, destacou que o Banco compreende a importância da educação para o mercado e é grande provedor de ensino aos seus funcionários, por meio da Universidade Corporativa. “O Banrisul tem parceria com todos os segmentos empresariais do Rio Grande do Sul, mas com a educação temos um processo muito afinado, um carinho especial pelo segmento”, revelou.

Simpósio

O IARGS (Instituto dos Advogados do RS) convida: 16 de agosto de 2019 – VI SIMPÓSIO DE PROCESSO CIVIL – Inteligência Artificial e o Processo – O Futuro dos Tribunais – Auditório Cubo/ESA OAB/RS.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »