Memória jornalística

27 nov • Direto do Túnel do TempoNenhum comentário em Memória jornalística

O que hoje é barbada já foi muito difícil: enviar textos e fotos. Primeiro, vieram o teletipo e a radiofoto. Reinaram por mais de 50 anos. Ambos exigiam máquinas grandes para enviar e receber o material. As fotos iam sendo impressas em papel especial ponto por ponto. Já a transmissāo de textos era bem mais rápido. Ficavam na sala de uma função que desapareceu, o copyright. Parecia uma metralhadora tractrac-tractrac. Varava a madrugada.

Como era  reconfortante ouvir esse matraquear. A redação tinha muito mais vida, acreditem. Fui forjado no barulho. Depois vieram telefoto, telex e fax. Mas essa já é outra história.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »