Médicos de família

8 dez • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Médicos de família

EM países com sistemas públicos considerados extremamente eficazes pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como Inglaterra e Canadá, o número de médicos de família e comunidade chega a 51% do total de profissionais da área. No Brasil, de acordo com a Demografia Médica, eles representam apenas 1,5%. São cerca de 5,5 mil especialistas na Atenção Primária à Saúde (APS) para mais de 44 mil unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). Ou seja, mesmo que todos estivessem atuando na rede, apenas 3,4% das equipes estariam contempladas.

Dois projetos desenvolvidos pelo Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), têm como foco estabelecer esse equilíbrio. O objetivo é contribuir para a qualificação na atenção primária. Os cursos visam realizar um diagnóstico, propor soluções de apoio institucional aos Programas de Residência de Medicina e Comunidade do Brasil e formar preceptores para atuar em cursos de graduação e residência médica.

A divulgação do ICEC (Índice de Confiança do Empresário do Comércio) pela Fecomércio-RS na sexta-feira (06/12) mostra que, ao comparar as avaliações dos componentes do índice – investimentos, situação atual e expectativas futuras – os empresários estão mais confiantes em relação ao ano passado, seguindo um processo de retomada da confiança, com o ICEC registrando 118,5 pontos em novembro. Os 100 pontos marcam o valor de neutralidade do índice, sendo abaixo pessimista e acima dessa marcação otimista. A pesquisa completa pode ser acessada aqui.

NIWA Matsuri, ou “Festival dos Jardins” é o tema da 5ª edição do Festival da Cultura Japonesa que será realizado dia 14 de dezembro, sábado, das 10h às 17h, na Rua Coberta. Artes marciais, gastronomia, dobradura em papel, caligrafia, pintura, arte de dar forma com bambu, massagem, arranjos florais, cultivo de miniplantas em vasos e muitas outras formas de expressão cultural nipônica serão compartilhadas durante o festival. O evento é aberto ao público e tem entrada franca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »