Matemática dos impostos

13 jan • ArtigosNenhum comentário em Matemática dos impostos

No Site Do Fernando Albrecht a Matemática dos impostos

Artigo do Claudio Barreto Viana

Nos últimos dias de 2015, a imprensa noticiou que o recolhimento de impostos no Brasil – federais, estaduais e municipais – alcançara a casa de 2 trilhões de reais. Ora, é difícil imaginar o que isso significa; então lá vai um pequeno exercício aritmético que talvez ajude:

 2 trilhões = 2 x 10 elevado à décima segunda potência; se considerarmos alguém entregando aos recolhedores de impostos 1 real por segundo, dia e noite sem parar, quanto tempo levaria para entregar os 2 trilhões pagos no Brasil em 2015?

1Real/seg.=60 Reais/min.=3.600 Reais/hora=86.400 Reais/dia=31.536.000 Reais/ano;

Então, para pagar os 2 trilhões à razão de 1 Real por segundo, sem parar nunca, uma pessoa levaria

2 x 10 pot.12 / 31.536.000 = 63.400 anos !…

Ora, o Homo Sapiens surgiu na Terra há 35.000 anos, ou seja, o pagador teria de começar uns 30.000 anos antes de nossa era… Como justificar isso quando expresso em porcentagem de tudo que pagamos em relação a referenciais como o dízimo bíblico, por exemplo, que era o que devia ser pago para o Estado teocrático que tomava conta das necessidades comuns dos cidadãos? E como corrigir isso a não ser com medidas drásticas e fundamentais, como diminuir todos os legislativos a no máximo metade do tamanho atual, seus auxiliares a qualquer título a no máximo 3 por legislador, acabar com penduricalhos imorais como auxílios-moradia etc.?… Mas isto já é outra matemática!

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »