Manual do WhatsApp: como otimizar o seu tempo e o dos outros

8 jan • ArtigosNenhum comentário em Manual do WhatsApp: como otimizar o seu tempo e o dos outros

* Karolina Vieira 

Há alguns meses, fiz um post no meu perfil do Instagram sobre esse Manual do WhatsApp e ele fez muito sucesso. Foi assim que percebi que algo que me incomodava tanto também incomodava outras pessoas que estavam sobrecarregadas tentando aprender a trabalhar em home office.

Se eu, que já trabalho em casa e para mim mesma há cinco anos, estava tendo dificuldade em lidar com isso na pandemia, imagina as pessoas que precisaram ir trabalhar de casa com chefes, colegas e parentes que não têm limites!

Muitas pessoas sobrecarregadas e preocupadas lidando com a exaustão desse aplicativo que é um aliado e que pode nos ajudar muito, mas que também pode virar uma máquina de tortura e ansiedade nas mãos de quem não sabe lidar com ele.

Por isso, antes que a gente enlouqueça ou enlouqueça os outros: precisamos aprender a usar o WhatsApp para enviar e responder mensagens e também temos que educar as pessoas a fazerem isso também. Isso vai ajudar a descomplicar nossa vida e não destruir nossa saúde mental.

Criei esse manual para orientar as pessoas a terem uma comunicação mais efetiva e é justamente esse o foco do meu conteúdo no Instagram @lidecomkarolina: incentivar a rotina subversiva para que a gente esqueça as regras e possa ser produtivo tendo paz e evitando um colapso nervoso.

Antes de mais nada, precisamos deixar algumas regras claras:

  • Ninguém recebe para estar conectado ao trabalho o tempo todo;
  • Não é porque estamos on-line que estamos disponíveis para responder;
  • Todo mundo tem sua vida para cuidar e não tem obrigação de responder na mesma hora;
  • Ser educado é tão fundamental que eu nem precisaria mencionar isso;
  • Se você não conhece a pessoa com quem você está falando, é fundamental se apresentar e explicar o que precisa;
  • Se for muito importante (raramente é), ligue;
  • E, claro, se o prazo está curto é porque você não se organizou para pedir antes, então… paciência. Se organiza melhor da próxima vez.

Quem você é no whatsapp x Quem você deveria ser

Não seja a pessoa chata que interrompe os outros várias vezes enviando um monte de mensagens. Seja específico, objetivo e claro sobre o que precisa, para quando precisa e quais são os próximos passos. Na prática, funciona assim:

  • Dê todas as informações que a pessoa precisa para fazer o que você está pedindo, assim você otimiza o seu tempo e o dela;
  • Quando ela puder te responder, terá em mãos as informações que precisa e não vai ficar te perguntando e te interrompendo;
  • Você vai conseguir focar em todas as outras coisas importantes que precisa fazer e quando o retorno vier, será completo.

Para ficar mais claro, temos dois exemplos práticos:

A comunicação é uma das habilidades mais importantes que podemos ter e quando ela é amadora, são grandes as chances de não sermos bem entendidos ou até mesmo de perder muito tempo tentando fazer isso.

Aprender a se comunicar de maneira efetiva facilita a sua vida e a dos outros e ajuda até a se conectar mais com as pessoas.

De coração, espero que isso seja útil. Já compartilha esse texto no grupo da empresa, da faculdade e da família. Se preferir pode compartilhar também o post do Instagram, através deste link https://www.instagram.com/p/CC8TGMjJaVQ/

Se quiser acompanhar mais dicas sobre planejamento, produtividade, otimização de uma #rotinasubversiva e reflexões sobre empreendedorismo, me siga no Instagram @lidecomkarolina e entra em contato comigo pelo direct contando o que achou desse conteúdo.

*Jornalista e criadora do Método LIDE para planejamento de vida

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »