Mais impostos

9 ago • Caso do DiaNenhum comentário em Mais impostos

 Pois o governo estuda anunciar a alíquota do IR pessoa física para quem ganha acima de R$ 20 mil mensais. Só aqui mesmo para achar que alguém nessa categoria seria rico ou bem de vida. Isso dá US$ 6 mil, ora bolas. Tira os impostos, INSS e outros penduricalhos e sobra bem menos.

 Olhe o que diz a OAB nacional em nota assinada pelo presidente, Claudio Lamachia:

 “O governo que pretende aumentar a alíquota do Imposto de Renda no mais grave momento econômico já enfrentado pelo país é o mesmo que se nega a corrigir a enorme defasagem da tabela, punindo reiteradamente o contribuinte. A OAB já requereu preferência para o julgamento da ação que apresentou ao STF para defender a correção da tabela de IR. Trata-se da Adin 5086.”

 Eu ouço esse papo furado de governos desde que começou a escalada da carga tributária, há uns bons 20 anos. À medida que a União quebrava, o imposto subia. Então enchi o saco de ouvir desculpas que é para o bem comum e salvação nacional. Reproduzo algumas frases sobre o tema:

“Há apenas uma maneira de matar o capitalismo: com impostos, impostos e mais impostos.”

(atribuída a Karl Marx, mas sei não).

“O poder de tributar é o poder de destruir.

John Marshall

“Os impostos consomem hoje em dia mais de 38% do orçamento da família média [americana, mas estamos a caminho também no Brasil). Isso é mais do que é gasto em alimentação, vestuário, habitação e transporte juntos. Compare isto com a situação do servo na Idade Média. Eles só tinham que dá ao seu senhor um terço de sua produção – e eram considerados semiescravos. No que isso nos transforma então?”

Daniel Mitchell

“O Estado se interessa pelas pessoas da mesma forma que as pulgas se interessam pelos cães.”

P. J. O’Rourke

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »