Leite em garrafa

1 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em Leite em garrafa

 A Lactalis está lançando o leite em garrafa, mas é de plástico. E não é incolor, como uma pet comum. Deveria ser para ver se há impurezas. Quem não deve não teme. Peguei os tempos em que o leite era distribuído em garrafas de vidro. Quem engarrafava no RS era a estatal Departamento Estadual de Abastecimento de Leite (DEAL), que também fabricava ótimos queijos e uma manteiga sensacional.

 O curioso é que a distribuição para bares, restaurantes, padarias etc era feita em engradados de metal, colocados cedo de manhã na porta, ainda fechada, dos estabelecimentos. Nas residências, a garrafa era colocada junto à porta. Eram raríssimos os furtos. Para dizer a verdade, eu levava uma do engradado que ficava na porta da redação da Zero Hora, quando era na rua Sete de Setembro.

  Não pensem mal deste pobre marquês, porque o dono do minibar da Zero sabia e eu o pagava por semana. No final do dia, os engradados com as garrafas de vidro eram colocados na porta, para recolhimento posterior dos caminhões do DEAL.

 O leite do DEAL salvou minha vida e impediu que eu morresse subnutrido. Eu trabalhava em um banco (da Província) toda a tarde, ia para casa cochilar duas horas. Depois, emendava direto como repórter da madrugada até as 6h/7h da manhã. No caminho para a Faculdade de Jornalismo, bebia o leite todo. Não dava tempo para comer um lanche. E, se desse, o dinheiro era escasso.

 Mesmo assim, foram tempos ótimos. Éramos jovens, então.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »