Leite em garrafa

1 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em Leite em garrafa

 A Lactalis está lançando o leite em garrafa, mas é de plástico. E não é incolor, como uma pet comum. Deveria ser para ver se há impurezas. Quem não deve não teme. Peguei os tempos em que o leite era distribuído em garrafas de vidro. Quem engarrafava no RS era a estatal Departamento Estadual de Abastecimento de Leite (DEAL), que também fabricava ótimos queijos e uma manteiga sensacional.

 O curioso é que a distribuição para bares, restaurantes, padarias etc era feita em engradados de metal, colocados cedo de manhã na porta, ainda fechada, dos estabelecimentos. Nas residências, a garrafa era colocada junto à porta. Eram raríssimos os furtos. Para dizer a verdade, eu levava uma do engradado que ficava na porta da redação da Zero Hora, quando era na rua Sete de Setembro.

  Não pensem mal deste pobre marquês, porque o dono do minibar da Zero sabia e eu o pagava por semana. No final do dia, os engradados com as garrafas de vidro eram colocados na porta, para recolhimento posterior dos caminhões do DEAL.

 O leite do DEAL salvou minha vida e impediu que eu morresse subnutrido. Eu trabalhava em um banco (da Província) toda a tarde, ia para casa cochilar duas horas. Depois, emendava direto como repórter da madrugada até as 6h/7h da manhã. No caminho para a Faculdade de Jornalismo, bebia o leite todo. Não dava tempo para comer um lanche. E, se desse, o dinheiro era escasso.

 Mesmo assim, foram tempos ótimos. Éramos jovens, então.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »