João-grande, maria-faceira e gato-do-mato

14 jul • NotasNenhum comentário em  João-grande, maria-faceira e gato-do-mato

Maria-faceira é uma das novas moradoras do Gramadozoo

Maria-faceira é uma das novas moradoras do Gramadozoo

Bonitos os nomes, certo? São os novos moradores do  Gramadozoo. Todos eles tiveram algum tipo de lesão ou deficiência que os impede de sobreviver em seu habitat natural.

Gato_mato

Gato-do-mato não pode mais viver em seu habitat natural

O João-grande é uma ave peculiar, cujo nome já diz seu tamanho. Na segunda metade dos anos 1970, bateu uma das piores pragas naturais que se conhece, milhões de gafanhotos escolheram a Fronteira Oeste para arrumar a vida de todo mundo. Por sorte, a horda (?) não foi tão grande assim, e além disso esquadrões de João-grande vieram aos magotes e comeram os gafanhotos, um pitéu para estas aves. Eu estava no Alegrete e vi.

O interessante é que os gafanhotos vêm da África de carona nas stream ets, correntes de jato de grande altitude, as mesmas que aviões comerciais usam para ganhar tempo e economizar combustível. Tudo começa com algum tipo de tempestade na África e estes insetos então são sugados.

João-grande chega ao Gramadozoo

João-grande é uma ave peculiar

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »