Reflexões de um gnú

3 fev • NotasNenhum comentário em Reflexões de um gnú

Todo janeiro é a mesma discussão, se o número de feriados durante o ano é elevado demais no Brasil ou se eles deveriam ser transportados para as sextas ou segundas. O comércio reclama da queda de vendas, e a indústria reclama mais. Quanto à indústria, pode até ser, aquele coisa de desligar máquinas e religar consome energia e interrompe o processo produtivo.

 Mas quanto ao comércio, tenho minhas dúvidas. Primeiro que as lojas de shoppings costumam ficar abertas salve algumas datas específicas. O comércio de rua concordo, mas sempre tem um porém: os gnús, os veranistas, vão para a praia (ou Serra) e gastam seus camaringuas na orla. O consumo se desloca. E gastam na travessia de volta da manada às cidades de origem. O dinheiro é gasto em algum lugar. Nunca vi alguém dizer que tem uma baita poupança porque não gastou nada durante os feriados da sua vida.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »