Imperial, o esperto

8 jun • A Vida como ela foiNenhum comentário em Imperial, o esperto

Vocês não tem ideia de como se forçava a venda de discos em décadas passadas. Quem conta um caso envolvendo a marchinha A mesma praça, o mesmo jardim é o colega Rogerio Mendelski, da Rádio Bandeirantes, amigo de 50 anos. A marchinha foi lançada e vendeu muito na gravação de Ronnie Von, em 1967, mas a autoria é de Carlos Imperial.

Imperial, para criar polêmica, pediu para um compositor amigo, Aroldo Santos, morador do Morro do Pavãozinho, denunciar “A Praça” como de sua autoria. A ideia era simples: os dois iriam juntos a programas de TV de sucesso, como o “Programa Flávio Cavalcanti”, da TV Tupi, onde o desconhecido sambista denunciaria que o compositor famoso roubou “A Praça”. Reivindicando o posto de verdadeiro autor da música, Santos virou tema nas rodas de conversa em todo o Brasil.

Imperial aceitou pagar o preço de ser considerado um ladrão para ver a composição sendo discutida (e consequentemente consumida) em proporções fantásticas para a época. “O número de vinis vendidos superou o número de vitrolas que existiam. Foi o maior sucesso”, orgulha-se Ronnie Von.

Assista aqui.

A história não termina – ou começa- aí. Segundo Mendelski, Imperial teria se inspirado em uma musica de Frank Sinatra. O velho Lavoisier tinha  razão: nada se cria nada se perde, tudo se transforma.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »