Grande perda

1 nov • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Grande perda

Fernando 1Faleceu, na madrugada de ontem, de infarto, o empresário Fernando Esbroglio, 71 anos, uma figura humana de primeira grandeza e amigo dos seus amigos. Era presidente do Sincodiv-RS/Fenabrave, entidades que representam o setor de concessionárias e distribuidoras de veículos.

A CIDADE QUE SE FOI

Esbroglio e eu éramos amigos de longa data, desde os dourados anos 1960, na Porto Alegre das boates na avenida Independência – não confundir com casas noturnas – da chamada barlândia, dos bar-chopes que se espichavam para os altos da Protásio Alves, dos bares inesquecíveis como o Stylo, Rubayat, Van Grogh, Brahms, Prinz. Sem falar na Tia Dulce da Independência e tantos outros que morreram de morte matada, maioria por falta de estacionamento.

É preciso ressaltar que, no início dos anos 1970, Porto Alegre tinha só 30 mil automóveis circulando.

O FASCÍNIO DO BAR-CHOPE

Alguns desses templos ainda existem, ou pelo menos, os prédios que hoje têm outros ocupantes. Lembro do Urso Branco, na Pinto Bandeira quase Alberto Bins, onde pela primeira vez comi o sanduíche aberto, levado por meu irmão Werner, em 1959, vejam só. Eu tinha 16 anos então. Pelo que sei, o Paulo do Urso Branco foi o pioneiro no formato sanduba aberto que conhecemos hoje, pão preto, presunto ou salamito, queijo, tomate, picles (pepino de preferência, o resto – como cenoura em conserva – é contrabando). Molhando tudo, o molho de carne das casas.

UM BRINCO DE EMPRESA

A CMPC está comemorando 100 anos de história no mundo e 10 anos de atuação no Brasil. Para celebrar, a empresa preparou uma programação especial em Guaíba, onde acontecerão dois dias de festividades com shows, oficinas e atrações culturais, esportivas e gastronômicas. A festividade será na Praça da Juventude na orla do Guaíba, no dia 7 e 10 de novembro, com entrada gratuita.

A organização do evento – entre produção, montagem e execução – envolve mais de 40 pessoas. “Preparamos uma grande comemoração com o objetivo de integrar toda a comunidade de Guaíba. Serão diversas atrações especiais que valorizam a cidade e geram renda imediata para os empreendedores locais, visto que, exceto os shows, todo restante foi contratado localmente”, afirma o diretor-geral da CMPC, Mauricio Harger.

Desde que chegou no município, a CMPC gera milhares de empregos e movimenta a economia de Guaíba e do Rio Grande do Sul ao estimular a compra de insumos para a produção de celulose com fornecedores locais. Dos mais de 900 colaboradores diretos da companhia 64% são residentes de Guaíba, 23% de cidades próximas e 13% de Porto Alegre. Além disso, entre os mais de 5,6 mil colaboradores indiretos aproximadamente 46% vivem no município.

DIÁLOGO

Dos mais de R$ 2,2 bilhões em compras feitos para produzir a celulose, 23% é contratado em Guaíba e 71% no RS. Por meio do diálogo e da criação de valor compartilhado, a CMPC investe cerca de R$ 30 milhões para colocar em prática o maior programa de investimento social privado do Rio Grande do Sul, com mais de 40 iniciativas com foco na educação, geração de renda e na qualidade de vida, das comunidades vizinhas às suas operações. Juntas, as ações beneficiam diretamente 40 mil pessoas, dentro de 278 comunidades em 62 cidades gaúchas.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »