Grande minoria

21 out • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Grande minoria

Quem manda no Brasil são as minorias. Mesmo que sejam apenas algumas dezenas ocupando as galerias dos nossos legislativos. Veículos de comunicação dão mais destaque às minorias que para um Maracanã lotado. Já contei aqui o caso da secretária da diretoria de uma indústria no Vale dos Sinos (RS). Liguei para ela e,a que ela atendeu, ouvi um barulho de algazarra ao fundo. Perguntei o que era.

– É uma grande minoria que está em greve, ameaça invadir a fábrica.

Definição perfeita.

PEQUENA MAIORIA

É a melhor definição para o que se convencionou chamar de maioria silenciosa. Silentes, não tem bancada federal nem estadual a defendê-la, logo ela que paga religiosamente os impostos, sustenta uma família inteira, dá educação aos filhos, trabalha feito um mouro para não raro ganhar merreca, é obrigado a aturar greves e passeatas que impedem seu ir e vir, não pode usar os serviços (ruins) do Estado porque grevistas impedem o acesso às repartições e por aí vai. É o saco de pancadas da sociedade. E quando faltam ao serviço, não têm o ponto abonado.

TUDO DE NOVO

Cá no Sul começam em breve os almoços de confraternização de final de ano das entidades empresariais. Como sempre, o ágape é precedido da análise do ano que chega ao fim e perspectivas para o ano novo que se aproxima. Como sempre, alguns economistas acertarão parte e outros errarão. Depois vem o almoço propriamente dito e as inevitáveis perguntas dos coleguinhas que não captaram a mensagem. Almoço de confraternização não é, ou não deveria ser, almoço de trabalho.

PARÁGRAFO ÚNICO

Tem coisa pior. Muitos fazem perguntas sobre respostas já dadas na apresentação dos cenários ou que foram perguntadas por colegas minutos antes da sua. Desatenção pura, uma praga das gerações atuais.

GERAÇÃO NEM-NEM

Uma bombinha relógio espera a Previdência nas próximas décadas. A juventude que ainda mora com papai e mamã e não raro não trabalha nem estuda, a geração nem-nem, vai se aposentar como? Se não começarem a trabalhar já, correm o risco da pobreza e perspectiva de trabalhar até morrer sem conseguir tempo de contribuição.

ALUGO OU VENDO

Uma metralhadora .50 (12,7 mm por 99 mm) como a apreendida com os assaltantes de Viracopos é encontrável nas boas casas do ramo clandestinas, endereços conhecidos pelo crime e pelo tráfico. Cadência de tiro entre 400 a 600 por minuto a uma velocidade de 916 Km/h e tem alcance útil de 1,5 mil metros. Carro-forte para ela é papel. Aliás, Viracopos é freguês de caderno do Crime S.A. E os criminosos estão cada vez mais armados com armas que fazem na comparação um 38 ou 9 mm seria arminha de pressão de parque de diversões.

O FUZIL FERRARI

Todos já viram documentários sobre snipers, atiradores de precisão, que usam fuzis de altíssima tecnologia embora não sejam para uso em combate. Um dos menos conhecidos é o russo SVLK-14S dispara balas .408 CheyTac de calibre de 10.36x77mm, que saem do cano a uma velocidade de 900 metros por segundo. O fabricante o define como a Ferrari ou Porsche das armas de precisão. Pode perfurar um trilho de três centímetros de espessura. Nenhum colete à prova de balas pode suportar essa força. O alcance é de 4 mil metros ou mais.

A CEREJA DO BOLO

Em compensação, os seguranças de Vladimir Putin utilizam armas com tecnologia e componentes americanos.

O BRASIL QUE DÁ CERTO

O advogado Diego Silveira palestrará no Grupo de Estudos de Direito de Família do IARGS sobre o tema “As diferenças entre união estável e namoro na interpretação do TJRS”, a partir das 12h, no 4º andar do instituto.

Entrada aberta.

Mais informações: 3224-5788.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »