O quinto copo

3 mar • A Vida como ela foiNenhum comentário em O quinto copo

A figura do garçom até que é pouco lembrada nos milhares de textos sobre restaurantes, bares & assemelhados. Há uns 15/20 anos, o jornal A Noite, poderoso rotativo de propriedade do jornalista Danilo Ucha, promovia o concurso “O melhor garçom de Porto Alegre”, patrocínio da Antárctica. Então eu pensei em criar o concurso “O pior garçom de Porto Alegre”. Morreu na casca, pena.

O Careca era especial. Na churrascaria que trabalhava punha-se a ouvir a conversa dos clientes. Ficava de pé ao lado da mesa. Quando algum cliente o chamava, ele falava para quem estivesse com a palavra.

– Segura ai o fim do causo que vou ali atender aqueles caras e já volto!

Mas o melhor mesmo era um garçom antigo da Bar Naval do Mercado Público dos velhos tempos. Quando uma mesa com, digamos, quatro pessoas pedia cervejas, ele botava um copo a mais na bandeja. O dele, cujo conteúdo era rapidamente despejado no porão.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »