Futebol sem moleza

11 dez • A Vida como ela foiNenhum comentário em Futebol sem moleza

O Jornal do Comércio pública bela matéria sobre o Renner, time de futebol que foi campeão gaúcho em 1954, quebrando a hegemonia da dupla grenal. O estádio ficava na avenida Farrapos, hoje Lojas Lebes. O jogador Breno virou ator principal do filme Orfeu do Carnaval. Aqui vai uma parte saborosa do texto.

Até a década de 1950, não eram permitidas substituições durante as partidas de futebol. “Morreu um, joga com dez”, dizia-se. Sem poder trocar um atleta lesionado, reabilitá-lo a tempo de voltar a campo, poderia mudar o rumo da partida. Entrava em cena aí a lendária “maleta mágica” do Dr. Costa Filho.

O médico recorda que boa parte dos acidentes envolvia choque de cabeça. Ele incluiu material de sutura no equipamento de jogo. “Quando acontecia isso, em dez minutos suturava a cabeça, colocava uma boina de borracha de natação e logo ele estava de volta. O outro tinha que ser levado pro HPS e, quando voltava, o jogo tinha acabado. Ganhamos muitas partidas assim”, recorda.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »