Festival do Folclore

30 jul • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Festival do Folclore

Costa Rica_Mauro StoffelO A Grito Pela’o Tradiciones Ticas, grupo da Costa Rica que participa pela primeira vez do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis (RS), fez merecido sucesso. Dois dos seus integrantes têm baixa visão, o que não impede que eles cantem e dancem. São eles Roberto Echeverri Castillo, de 56 anos, e o professor de música Randall Jiménez, 40 anos.

OPERAÇÃO DOBLE CHAPA

Os voos regionais para cidades do Interior do RS não contemplarão Santana do Livramento. Por falta de estrutura aeroportuária, os Cessna Caravan terão que operar na cidade uruguaia de Rivera, não longe dali. Não é longe, não é longe, mas as taxas de embarque são três vezes mais caras por ser voo internacional.

COBRA A BORDO

Não é de hoje que a cidade fronteiriça enfrenta problemas. Já existiam nos anos 1970 quando a Rio Sul, subsidiária da Varig, voava para diversos municípios gaúchos. Em 1974, quando trabalhei na falecida Folha da Manhã, conversei com o comandante Wuilde Pacheco, que me contou uma boa. Na falta de voos comerciais, o aeroporto estava sempre cheio de táxis-aéreos. Certa tarde, um dos pilotos abriu o berreiro. Havia uma cobra “modelo” cruzeira embaixo do assento da direita.

cobra

A FUGITIVA

 Comum na Fronteira Oeste, a cruzeira rivaliza com a jararaca em matéria de potência. Diz uma lenda do povaréu das quebradas do mundaréu que a peçonha age tão rapidamente que, assim que pica um humano, ela rasteja rápido para a vítima não cair em cima dela.

A INTRUSA

A bichinha entrou pela única porta, na direita do bimotor. Fora certamente atraída pelo calorzinho irradiado pelo motor ainda quente de longa viagem. Isso causou uma tal onda de receio que ninguém mais queria aguardar passageiros. Esses répteis podem se enroscar na parte interna dos motores ou no compartimento de carga quando aberto.

CAMPEÃO DOS ARES

De maneiras que o Rio Grande do Sul é terra de façanhas aéreas. No início dos anos 1950, um peão de estância laçou um avião de treinamento Paulistinha CAP4 que veio abaixo. Ganhou as páginas de revistas e jornais de todo o país.

FORÇA AÉREA CANINA

No final dos anos 1980, um helicóptero que levava o secretário da Saúde do RS, Sérgio Bechelli, e seu antecessor Germano Bonow, foi abatido por um…cachorro. Os dois iam a um evento oficial na cidade de Tavares, no Litoral gaúcho. Ventava muito e o piloto procurou se proteger em um barranco junto a um campinho de futebol. Lá de cima, um cão observava a manobra. E o que fez o danado do bicho?

O cão atirou-se no rotor de cauda, que descontrolou a chamada aeronave de asas rotativas, que veio ao chão com violência, quebrando o trem de pouso e ferindo um tripulante e mais um passageiro. Tanto Bechelli quanto Bonow estão aí para confirmar a história.

PINDAÍBA GERAL

Li no jornal ZH que dois adolescentes que ganharam campeonato de videogame ficaram “milionários ao receber o equivalente a R$ 11,3 milhões”. Longe de mim desprezar 11 milhões, mas daí a dizer que alguém que essa quantia fica milionário é de lascar. Salário de jornalista sempre foi baixo. Então Freud explica.

EXPOAGAS 2019

De 20 a 22 de Agosto – Centro de Eventos Fiergs – Porto Alegre. A Expoagas é a maior feira do setor em todo o Cone Sul e chegará à sua 38ª edição em 2019 com grande estrutura, visando oferecer o melhor para fornecedores e supermercadistas, gerando mais de R$ 508 milhões em negócios e formando grandes parcerias.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »