Felicidade suprema

11 nov • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Felicidade suprema

Tente ver as coisas do ângulo do jornalista, poeta e compositor Antônio Maria: “É muito importante isso de alguém nos incluir em seus planos de felicidade.”

É o que Lula deve ter pensado quando soube da decisão do STF.

A PADARIA DO COMISSÁRIO

Tem uma piada antiga no tempo da União Soviética. Inverno russo, 40 graus abaixo de zero, fila do pão quilométrica em uma padaria do povo em Moscou. Estavam lá desde as 4h da madrugada. Às seis um comissário do povo chega e grita:

– Judeus, podem ir embora. Não tem pão para vocês!

Comunista detestava judeu, vocês sabem. Passa uma hora e o comissário do povo volta.

– Quem não lutou na gloriosa Revolução de 1917 pode sair. Não tem pão.

Passa mais uma hora e lá veio o comissário de novo.

– Quem não é filiado ao glorioso Partido Comunista Soviético pode se mandar.

Sobraram meia dúzia de veteranos da II Guerra Mundial. O comissário desta vez falou mansinho.

– Camaradas, para vocês posso contar a verdade. Não tem pão porque não tem farinha e não tem farinha porque a safra de trigo pifou. Sinto muito.

Um dos veteranos levantou o dedo.

– A gente só não entende uma coisa, camarada. Por que os judeus primeiro? Se safaram do frio e nós aqui congelando…

MORAL DA HISTÓRIA

Quando assisti na TV da redação do jornal, por dever de ofício, a longuíssima justificativa do voto do ministro Dias Toffoli sobre prisão após segundo grau deu cãimbra na perna de tanto ficar de pé na frente do televisor. Doutor Toffoli, mas por que não disse logo de cara que ia abrir a porteira e ficou aquele tempão todo fazendo suspense?

MODELO ALEMÃO

Sessão do Supremo é como curta metragem do cinema alemão. Tem que ter no mínimo quatro horas de duração.

SUPREMO, A ALEGRIA DO POVO

Do povo político, bem entendido. Todos os partidos que tiveram filiados entubados na Lava Jato só não largaram foguetes porque não ia pegar bem nas bases.

PORÉM…

…tem que tirar o chapéu para o Supremo. Ele é multifunção. Se vira nos 30 tanto no seu metier quanto em espetáculos circenses.

SUMPREMO, ALEGRIA DE ADVOGADO

Dos caríssimos escritórios que cuidam dos lava-jateados. A fonte não secou. Conforme o cara, podem levar o caso até os últimos dias da Terra. E cobrando muuuito bem, pra lá de quatro zeros.

AINDA BEM

Que suas excelências tomaram a decisão que tomaram. Se algum dia eu fizer algo malfeito, e a cana vier atrás de mim, bradarei a plenos pulmões: Devagar, ainda não transitou em julgado.

E SE?

Depois do longo cativeiro Lula tiver desenvolvido a Síndrome de Estocolmo com os guardiões? Mal saiu na prisão e já elogiou a federal na TV.

DEU NO JORNAL

Jornais europeus comentam a “soltura de Lula”. Alto lá! Soltura é uma das variáveois atnigas de desarranjo intestinal.

A festa dos 10 e dos 100

A CMPC terá uma gloriosa semana para comemorar 100 anos de fundação no Chile e 10 anos de presença no Brasil, em Guaíba. Além de uma série de promoções para o público interno e o externo, nesta terça-feira, às 14h, o Grande Expediente da Assembleia será dedicado à efeméride, proposição do deputado Frederico Antunes (PP).

Por falar em CMPC…

…uma das particularidades da fábrica de celulose Guaíba é que ela não só gasta zero de energia elétrica como também vende o excedente, graças à queima de parte da madeira de eucalipto gerando vapor para gerar energia.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »