A falta que eles fazem

4 set • Caso do DiaNenhum comentário em A falta que eles fazem

A dura realidade é que há falta de empreendedores no Rio Grande do Sul e no Brasil como um todo. Não só eu faço essa observação, é uma constatação incômoda para um país que se julga o rei do jogo empresarial. Não vamos misturar com as empresas estrangeiras, porque aí seria até covardia.

Há um dado estarrecedor sobre a indústria como um todo, desta vez incluindo as estrangeiras: 1% das indústrias empregam 60% de toda a mão de obra nacional. Claro que se considerarmos o agronegócio, o comércio e serviços o percentual é diferente, mas o caso aqui é a indústria e seu sucateamento.

Nem o Lula nem a Dilma formularam uma estratégia de re- industrialização do setor industrial, isso até muitos petistas chancelam, mesmo que em off, por isso importamos até palitos da China. Mas o furo é mais embaixo. As causas são várias e admito que a alta carga tributária, a burocracia exasperante e toda sorte de dificuldades que o candidato a empreendedor tem que enfrentar fazem os caras desistir da ideia.

Aí você olha a Índia crescendo ao ritmo de 7% este ano e olha o nosso. Deprime.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »