Estratégia na guerra

22 dez • A Vida como ela foiNenhum comentário em Estratégia na guerra

 Moscou, inverno de 1950.

 Devastada pela II Guerra Mundial, a URSS enfrenta uma fome daquelas. Dezembro, noite fechada, -35 Cº, neve. Uma fila enorme na porta de uma padaria. Pão escasso, o jeito é aguardar no frio.

 Aparece um jipe GAZ do Exército Vermelho. Desembarca um oficial que grita:

 – Os judeus saiam da fila.

 Surpresos, os judeus saem da fila do pão e somem na noite fria. Neva mais forte. O jipe parte. Quinze minutos depois, o jipe volta. Desce o oficial e fala.

 – Quem não lutou na revolução de 1917 fora da fila.

 Outros russos somem na noite. E a neve não para de cair. O jipe vai embora e volta em mais 15 minutos. O mesmo oficial desce e grita:

 – Quem não combateu na Grande Guerra Patriótica, fora.

 Outro grupo vai embora na noite escura. E a neve aperta. O jipe sai ligeiro e volta em 15 minutos. O oficial grita:

 – Quem não for membro com carteira do Partido Comunista da União Soviética, fora da fila. Os outros ficam.

 Um grupo vai embora. Neva muito, sopra um vento capaz de levantar elefantes. O oficial chama os restantes, nada mais de que seis moscovitas e diz com tom apaziguador.

 – Camaradas, vocês são do partido, então posso falar. Na verdade, não há pão porque não há farinha, nem quem faça o pão. Sinto muito. Esta é a verdade. Alguma pergunta?

 Um moscotiva baixinho, enfiado num capote, chapéu de pele, luvas, ergue a mão.

 – O camarada oficial permite uma pergunta?

 O militar acena com a cabeça:

 – Camarada, tudo bem, nós entendemos a situação, Mas, por que mandaram os judeus embora primeiro?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »