Escravos de Jó…

22 mar • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Escravos de Jó…

A prisão do ex-presidente Michel Temer e seu fiel ministro Moreira Franco por si só não foi surpresa, afinal sabia-se que depois de Lula fatalmente chegaria a vez de Temer e sua turma oficial e extraoficial. A surpresa, se é que no Brasil de hoje ainda se pode ter uma, ficou por conta do volume que Temer e seu grupo teriam amealhado R$ 1,8 bilhão em propinas. Não que eu esteja aqui duvidando, mas certamente o rateio dessa dinheiral todo do “grupo” é coisa ainda em aberto.

…jogavam caxangá

O que sempre me deixou curioso é quando a Lava Jato pegava os caras das propinas é que em seguida eles abriam o jogo sobre o destino do dinheiro. Alguns até foram pressurosos demais – não fala nos acidentes das malas – em revelar banco, número da conta e até dinheiro em espécie. Ora, só alguém muito burro pegaria essa grana toda e não guardaria pelo menos parte dela fora do espectro bancário e também fora dos laranjais que cresceram muito no Brasil.

Tira, bota…

Digamos que alguém recebeu 100, depositou 50 no exterior esperando a calmaria depois da tempestade. Baixar a poeira pode levar anos, então só os muito disciplinados conseguem levar uma vida frugal como se assalariados comuns fossem. Os incautos compram Porsches, Ferraris, lanchas italianas e se hospedam em hotéis de luxo. Se depositarem em paraíso fiscal, cedo ou tarde a cana descobre, isso se os bancos não entregarem a rapadura antes.

… guerreiros com guerreiros

Muito bem, então resta a pergunta: onde alguém com dinheiro mal havido pode esconder a bijuja em que teoricamente estaria a salvo? Lembram do dinheiro debaixo do colchão? É por aí, mas colchões costumam falar dormindo. É bem provável que muitos da turma da Lava Jata e até fora dela tenham enterrado o dinheiro em um buraco do lado da bananeira da casinha na vila do interior que é da irmã da cunhada da sobrinha do pai de um grande amigo que nem desconfiou quando ele ofereceu seu suado dinheiro pela casinha referida, dizendo que queria levar uma vida na roça como sempre foi seu sonho depois que saiu dela quando menino.

…fazem zigue-zigue-za

Buracos não falam. Quem fala é quem conhece o dono do buraco. Se for uma pessoa só, o buraco nunca será descoberto.

Azar midiático

Uma jovem que vendia no Centro de Porto Alegre chocolate trufado que seu pai produzia em casa foi entrevistada por um jornal. Poucos dias depois, foi assaltada e levaram seu rico dinheirinho, que custeava seus estudos. Moral da história: se você tem endereço conhecido NUNCA dê entrevistas sobre como ganha a vida. Lembre-se do sábio brocardo: quem não é visto não é lembrado.

Parágrafo único

Vale para velório também.

Multa em euros

Na Alemanha entrou em vigor lei que dá 24h para retirar fake News ou ofensas. Multa de até 50 milhões de euros. No fundo, estamos apenas enxugando gelo. Amanhã sempre será pior do que hoje que já é pior que ontem. Novo vazamento do Face mostra que este mundo não é apenas um hospício, é uma peneira.

Funcriança

No Programa Gerador da Declaração/2019 uma das novidades é a localização da Ficha Doações Diretamente na Declaração, agora mais visível.  É importante para quem quiser doar 3% para o Funcriança. O Brasil depende das crianças, serão elas quem mudarão o País.

Técnicos em Agronegócio

O Rio Grande do Sul contará com 85 novos técnicos em Agronegócio, formados pelo SENAR-RS, aptos a atuar em propriedades rurais, indústrias e serviços ligados ao meio rural neste mês. São duas novas turmas que concluíram a formação de dois anos nos polos de Cruz Alta, que ocorre nesta sexta, 22 e março e em São Sepé, que ocorre dia 29.

O principal objetivo do programa  é formar e qualificar profissionais para a aplicação dos procedimentos de gestão e comercialização do agronegócio, com ênfase na variedade de segmentos e cadeias produtivas do Brasil.

No polo de São Sepé será a primeira vez que uma turma conclui o curso, mas antes mesmo de receber o certificado, os formandos já estão colocando os conhecimentos em prática. Todos estarão aptos para exercer função técnica, e colocar em prática os conhecimentos adquiridos. A formatura em São Sepé acontece na próxima sexta, dia 29 de março.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »