Diário de uma Vida Nova

4 abr • Caso do DiaNenhum comentário em Diário de uma Vida Nova

Esbulho possessório

Essa expressão define o ato da retirada, mediante violência de pessoa da sua casa, terreno, propriedade rural ou urbana.  Na definição técnica, até você chegar ao que significa a expressão, se com ela não estiver familiarizado, como advogados e todo Judiciário e MP, vai ter de se socorrer com o Tio Google para saber do que se trata. Obviamente, eu apenas resumi a ópera do esbulho possessório. Já o povão resume o lero-lero legal por uma expressão curta, grossa e definitiva: levou na mão grande. Pelo amor de Deus, não convoquem o Supremo para definir os limites da sabedoria popular, que eu assim resumo. Entendeu, não entendeu?

Câncer

De certa forma, é isso o que o câncer e outras doenças fazem com você. No meu caso, o câncer fez-me um esbulho possessório e retirou da minha propriedade física colocando nela um tumor malévolo e cheio de más intenções. Então eu fiz o seguinte: busquei auxílio médico. A cirurgia, aparentemente, tirou o invasor desse corpitcho. Para usar outra expressão jurídica, eu fiz minha reintegração de posse. De direito e de fato. Pois, desde às 18h de ontem, estou em casa, aguardando a visita do médico para ele fazer o que eu chamo de outro primor de sabedoria popular: me dar a real.

Colaterais

Evidentemente, que o esbulho possessório, tal qual um invasor de propriedade privada, que abunda neste país, resultou-me em efeitos colaterais. Doeu. Fiquei nervoso com a expectativa de que algo desse errado. Mas é que o câncer invasor esqueceu de que eu sou parada dura, modéstia à parte.

Cicatriz

A rodovia que citei na edição de ontem, que é a cicatriz que vai onde, há muitos e muitos anos atrás, ficava o cordão umbilical até o paredão do púbis e a mata nativa, que é  farta nessa região. Felizmente, não houve grandes desflorestamentos.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »