Empreender é genético? É inato?

14 set • ArtigosNenhum comentário em Empreender é genético? É inato?

Bastaria responder que não e o post estaria concluído, mas isso tiraria a graça no escrever e até do ler. Como explicar então o resultado de pesquisa de dois economistas do Banco da Itália? Eles descobriram que os ricos de hoje da Região de Florença são as mesmas famílias de 600 anos atrás.

Interessante, não?

O Wall Street Journal também achou. Como se pode ver por esse link – http://blogs.wsj.com/economics/2016/05/19/the-wealthy-in-florence-today-are-the-same-families-as-600-years-ago/?mod=e2fb

Em função da minha experiência com empresas familiares, inclusive da Europa, onde tive oportunidade de interagir com companhias que já estavam na décima geração e até mais, esse artigo comprova algo que detectei. Depois da quarta geração tende a ter bons modelos referenciais a seguir. A família com isso aumenta as chances de manter o patrimônio, pois os jovens têm com quem aprender a fazê-lo. Superaram o “pai rico, filho nobre, neto pobre”

O empreender é essencialmente mentalidade, mind set, como dizem os americanos. E ela é formada, em grande parte por imitação via observação e também, por aprendizado com bons orientadores.

Melhor se modelar pessoas válidas e aprender a empreender quando jovem, mas nunca é tarde. Pode-se compensar, como adulto, com foco, ação e disciplina, mesmo quando adotados de forma consciente, até virarem hábito. Estou certo disso, pois uma das tarefas que mais aprecio é apoiar o desenvolvimento de herdeiros no seu processo de se transformarem em sucessores válidos.

O que você deve fazer agora? Se aprofundar no assunto e para isso pode baixar “amostra grátis” do livro Empresa Familiar – Acender Sem Cair clicando em www.fockink.com.br

Como ainda estou sensibilizado pelo empresário da indústria de imóveis que se suicidou, pode responder esse e-mail dizendo que quer o livro completo. Assim que eu acessar seu e-mail o enviarei por apenas 9,70 reais a serem pagos apenas se gostar do livro. Ou pode adquiri-lo pelo preço normal de 97,00 reais clicando em https://eduzz.com/curso/YnBO/.html?d=262184

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »