Elogio da loucura

4 mar • Sem categoriaNenhum comentário em Elogio da loucura

É um livro escrito por Erasmo de Rotterdam (1466-1453) que dá inicio à minha loucura, ou sua falta. Se antes da pandemia ela já grassava em crescimento estonteante, a peste acelerou essa condição em um ano que antes dela se daria em 10. Os primeiros sinais já eram reconhecíveis há mais tempo, em graus diferentes de país para país.

Imagem: Freepik

Muitas vezes, a loucura é acompanhada da burrice, irmã da insensatez e sobrinha da falta de noção, por sua vez prima-irmã da ignorância. Vocês dirão ora, desde sempre gênios e artistas geniais mamaram na teta da loucura, mas não vamos confundir Capitão de Fragata com cafetão de gravata. Genialidade é irmã-gêmea da loucura, mas é uma loucura criativa. Nada a ver.

O que falo é de loucos varridos (e encerados) produzidos pelas condições da vida moderna, especialmente pós-internet. Esse tipo de insanidade é observada em pessoas aparentemente sadias, que parecem dizer coisa com coisa, mas que a polia escapa após um determinado tempo, uma troca de marchas como nos carros com câmbio variável, chamado o CVT. Se não souber se é o seu, olhe o manual do carro.

Essa variação contínua quando ocorre na mente humana é quase imperceptível. Escapa até da psiquiatria, porque ela trata de distúrbios mentais. Estariam então os psiquiatras loucos? Não, eles apenas estão acostumados. E esse tipo de loucura não é tratável, é uma condição humana.

https://www.banrisul.com.br/pix/link/pixpj.html?utm_source=fernando_albrecht&utm_medium=blog&utm_campaign=pixpj_promo&utm_content=centro_600x90px

A loucura a que me refiro é progressiva, gota a gota. O ser humano é o único animal que cai no mesmo buraco duas vezes. Esta loucura é como a pele, não tem como tirá-la sem morrer.

Pergunte para a esfinge

Quando você diz que todo mundo está louco, é sinal que você não está ou você está tão louco que acha que é são?

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »