Ela salvou o garotão

5 out • A Vida como ela foiNenhum comentário em Ela salvou o garotão

Até o início dos anos 1980, os bares de hotéis de Porto Alegre eram parte do charme do centro. O auge foi nos anos 1970, com o Plazinha, na rua Senhor dos Passos, o do Alfred Porto Alegre, com entrada na mesma rua, o Embaixador, na Jerônimo Coelho, o do Lido Hotel, na Andrade  Neves, e o do City Hotel, na José Montaury. O Plaza São Rafael nunca chegou a ter um de verdade, com exceção dos primeiros anos – foi inaugurado em 1973 –  um snackbar, logo na entrada à esquerda.

O recém falecido Everest também nunca emplacou o seu. Poderia ser no último andar, onde ficava o restaurante, mas quem gosta de bar não queria olhar para fora, queria olhar para dentro, com suas conversas e namoros pudicos.

O melhor deles foi o do Plazinha, sem janelas, a média luz, mesas protegidas com cadeiras de espaldar, belo sortimento de bebidas importadas e um barman especializado em coquetéis muito além do indefectível Martini. Ponto de honra foi ocupado pelo Tyffany’s, do já mencionado Alfred Porto Alegre. A decoração imitava o famoso Harry’s Bar de Veneza, um luxo.

Foi no Plazinha que aconteceu o caso da mulher que contou sua dolorosa história, que começou quando salvou um garotão de morrer afogado em uma piscina fazendo respiração boca-boca, justo quando chegou o marido e maldosamente pensou que se tratava de outro procedimento, o boca-boca puro e simples. Uma injustiça queixou-se, não se pode mais fazer o bem que lá vem maldade. Levou horas contando a triste história. Atento, o homem que a acompanhava começou a olhar para os lados, depois embaixo das mesas vizinhas e da sua. Surpresa, ela interrompeu a história perguntando se algo estava errado.

– Sim. Estou procurando a pessoa para quem estás  contando tua história. Para mim é que não estás.

 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »