Ei, você aí…

15 ago • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Ei, você aí…

O futuro embaixador brasileiro nos EUA, deputado Eduardo Bolsonaro, disse que diplomacia sem armas é como música sem instrumentos. A frase não é dele, é do Chanceler de Ferro Otto von Bismarck (1815-1896). Sempre é bom dar a fonte.

…ME DÁ UM PORRETE AÍ

Talvez fosse o caso de lembrar o general prussiano Carl von Clausewits: “A guerra é a continuação da diplomacia por outros meios”. No contexto da época, ambas as frases faziam sentido. Hoje, é mera provocação. O inventor da diplomacia guerreira foi o presidente americano Teddy Roosevelt: Fale manso, mas sempre tenha um bom porrete (big stick) à mão.

O CASO FRAPORT

Houve um debate no Tá na Mesa da Federasul sobre insegurança jurídica. O mote foi a remoção das famílias que estão na área do prolongamento da pista do Aeroporto Salgo Filho, a ser construída pela concessionária alemã Fraport. O MPF entendeu que o custo deve ser deles. No contrato, há controvérsias.

ETERNA INSEGURANÇA

Depois de hoje cristalizei mais que mel minha posição, o Brasil nunca terá segurança jurídica. Não é possível com tal emaranhado jurídico. Aposto que os alemães devem estar arrependidos em investir – até agora US$ 1 bilhão no Salgado Filho, com obras entregues antes do prazo e sob elogios gerais dos passageiros.

 

ME TIRA O TUBO!

Mesmo sendo em área invadida, soube que alguns dos 1,3 mil moradores podem requerer usucapião e que outros terão o sagrado direito de continuar morando na área. Com isso, adeus ampliação da pista.

O PULO DO GATO

Coloque-se no lugar de um morador bem instruído por advogados: quando restar só ele, a concessionária vai ter que pagar os tubos para que ele saia da área.

O NEGOCIADOR QUE…

Houve um caso parecido no Rio de Janeiro, início dos anos 1970. A então poderosa construtora Gomes, Almeida Fernandes queria construir um prédio luxuoso em Copacabana. O obstáculo era um prédio antigo habitado por pessoas idosas, que não queriam papo. A empresa então isolou o morador líder da tchurma, o condômino-alfa. Disseram a ele que se ele conseguisse que os outros aceitassem a (boa) oferta da construtora pagariam a ele o dobro do valor. Ele topou.

…VIROU MALANDRO

Levou um certo tempo, mas todos os moradores aceitaram a oferta, bem acima do valor de mercado. Então todos eles assinaram o OK com a empresa. Como ato final, pediram ao negociador que assinasse o contrato para liberar e depois demolir o prédio. Adivinhem o que aconteceu. Isso mesmo, ele pediu não só o dobro do valor pago aos outros, queria três, quatro ou mais vezes, ninguém ficou sabendo do valor final.

Esse comportamento virou escola. É aplicado especialmente nas desapropriações para fins de obras públicas

O FUTURO ASSUSTA O PASSADO

O dinheiro de papel vai desaparecer. O caixa dos bancos vai ser o celular, salvo para miudezas. A dúvida para o futuro – que está cada vez mais perto – é como a grande massa dos brasileiros vai lidar com esses novos meios de pagamento. Não é de se duvidar que ele volte a botar dinheiro embaixo do colchão.

SEM PALAVRAS

O que dizer de um País que muda as placas automotivas e um ano depois diz que elas não são obrigatórias? Digam vocês, porque eu desisto

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »