Efeito Merreca

17 mar • Caso do DiaNenhum comentário em Efeito Merreca

Na cabeça de muita gente, centenas de milhões e até mesmo dezenas de milhões não formam imagens do que isso representa. Claro, ele sabe que esse volume compra o mundo, mas mesmo assim o cérebro não absorve bem. Se vocês diz pro verdureiro da esquina que os caras pegaram US$ 1 bilhão ele não saberá mais traduzir isso em bens materiais.

O que ele sabe, e os lalaus que saquearam o País também sabem, é que se eu tirar 50, 60 ou 70 milhões de dólares desse bilhão ele tende a achar que não é tanto. Quase como se fosse merreca, diante do valor maior.

Por isso que, na sua defesa, alguns aplacam a consciência pensando que afinal foi merreca, uma pequena parte do tal bilhão de dólares. A imagem que vem primeiro é o valor mais alto. Por isso que há uma tendência de encolher dinheiro. Por exemplo, quando se diz que Neymar vai ter que pagar 30 ou 40 milhões da sua fortuna de mais de R$ 400 milhões para o fisco europeu, o povo diz que isso pra ele é “merreca”.

Merreca por merreca, eu gostaria de achar 30 ou 40 milhões no lixo.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »