Economês de papagaio

10 jun • Caso do DiaNenhum comentário em Economês de papagaio

Você abre os jornais ou vê telejornais e, em seguida, surgem catadupas de números e percentuais sobre a situação da economia do país. Ilustram o que vai bem ou que vai mal, e os textos falam em realidades boas ou más incompreensíveis para o leigo. Nos telejornais, a ênfase é dada por um ponto de exclamação invisíveis pelos âncoras.

Eu falei leigos? Pois eu duvido que 10% dos jornalistas – e estou inflacionando o percentual – saibam definir o que é superávit primário, balanço de pagamentos, entre tantas outras expressões. A verdade é a seguinte: o jornalismo desaprendeu a contar histórias. Em boa parte, somos meros papagaios do economês.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

« »