Ê ê fumacê

25 ago • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em Ê ê fumacê

Quando a expressão globalização começou a ser utilizada em larga escala. No início, era território desconhecido. Na época, participei de um programa na TVE em que o assunto surgiu. Um magistrado que estava no programa, disse que não sabia bem o que o termo significava e quais as implicações. Pois agora todos sabem. Além da economia, significa que fogo de um lado do mundo gera fumaça no outro.

IMÓVEIS ABANDONADOS

A prefeitura de Porto Alegre apresentou um decreto (20.341) interessante de olho nas constantes invasões de áreas, boa parte liderada por partidos políticos – comentário meu. A declaração de imóvel abandonado passará a ser feita pelo Município, por meio de processo administrativo, sem a necessidade de ajuizamento de ação. O prefeito Nelson Marchezan Jr. explica que a medida “deverá diminuir o número de imóveis abandonados, o que trará mais segurança para a cidade”.

MAIS UMA

Foto: Celso Bender | Agência ALRS

Foto: Celso Bender | Agência ALRS

O desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento gaúcho. O proponente da homenagem foi o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS), deputado Luiz Augusto Lara.

O homenageado agradeceu e destacou que recebeu a honraria em nome de todos os colegas do TRF4, e lembrou a trajetória do avô, Carlos Thompson Flores, juiz por 50 anos, ministro e presidente do STF. Encerrou com uma frase lapidar do escritor e poeta francês Victor Hugo, que pincei para a Frase do Dia de hoje.

SIMPLES E SAUDÁVEL

Foto: Eduardo Carneiro

Foto: Eduardo Carneiro

É amanhã o lançamento do livro “Vida simples, saudável e feliz: uma caminhada definitiva para construir bons hábitos e abandonar os ruins, da mentora em mudança de hábitos”, de autoria da empreendedora da saúde Carla Lubisco. Autógrafos às 17h, no Instituto Ling, data em que ela também comemora o seu aniversário. Jorge Gerdau Johannpeter prefaciou a obra.

PESADELO NA COZINHA

Uma franquia americana que deu certo é Pesadelo na Cozinha, com o Chef Erick Jacquin no comando. Será exibido às 22h45min desta terça, na Tela da Band. No episódio, o Chef visita o restaurante nordestino Pé de Fava, localizado em Guarulhos, na Grande São Paulo. O estabelecimento enfrenta muitas dificuldades, mas Erick Jacquin terá que lidar com o forte temperamento do dono Fábio, que se recusa a perceber que também é parte dos problemas.

LIGAÇÕES GASTRONÔMICAS

O que sempre me deixa impressionado é a quantidade de programas sobre cozinha, cozinhar e restaurantes com esse ou aquele foco na TV por assinatura. Só o canal Food deve ter uns 20 deles. Acompanho alguns e geralmente antes do jantar, porque as imagens atiçam minha fome. O detalhe é que eu não sei cozinhar nem ovo duro, e certamente não estou sozinho. É uma marca do nosso tempo. Fuga da realidade do mundo cruel? Pode ser sim. Não no todo, mas em parte.

O BRASIL QUE FUNCIONA

SENAR NA EXPOINTER

O SENAR-RS realizará oficinas gratuitas como tema Deriva Zero durante a 42ª Expointer. As atividades, que acontecerão no espaço da instituição no Pavilhão Internacional, integram o programa criado para levar informação aos produtores sobre a aplicação correta de defensivos agrícolas e minimizar as consequências da deriva. O problema surge quando partículas de agrotóxico são dispersadas pelo vento ou através da evaporação e atingem áreas fora do alvo da aplicação.

Os visitantes poderão ver na prática, através de um simulador, a diferença que faz escolher a ponta correta para aplicar o produto de acordo com as condições meteorológicas presentes com a ajuda de um túnel de vento. Técnicos explicarão os fatores essenciais ligados à tecnologia de aplicação, que são explorados em profundidade em um curso, que está no catálogo do SENAR-RS.

SERVIÇO

  • Oficina SENAR-RS: Deriva Zero na 42ª Expointer
  • Data: de 24 de agosto a 1º de setembro
  • Horários: diariamente às 10h, 11h,12h, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30 e 17h30
  • Duração: 20 min.

DIREITO DE FAMÍLIA

Nesta terça-feira, o IARGS proporcionará mais uma reunião gratuita do Grupo de Estudos de Direito de Família. Desta vez, a advogada Rafaela Rojas Barros falará sobre o tema ” A questão da valorização das cotas na partilha de bens – posição dos tribunais”, a partir das 12h, no quarto andar do instituto.

Mais informações no telefone: 3224-5788.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »