E Deus criou o vírus

17 mar • Caso do Dia, NotasNenhum comentário em E Deus criou o vírus

E bactérias. Pela teoria evolucionista, a humanidade surgiu de seres unicelulares que, aos poucos, foram ganhando corpo. Alguns fizeram a transição da água para a terra e outros ficaram ou na água ou como anfíbios. Não devem ter cumprido algumas regras de transição, ou se meteram de pato a ganso antes do tempo e morreram. Já os criacionistas acreditam que Deus fez o homem em um só dia e depois fez a os animais. Eva é um caso à parte. Como nas churrascarias, fizeram um costelão 12 horas.

ANJOS E DEMÔNIOS

Nem a ciência nem os criacionistas explicam como surgiram os seres do mal, bactérias e vírus. Verdade é que há bactérias do bem, nosso intestino está cheio delas. Mas em algum momento houve uma dissidência. Acho que foi igual aos anjos que viraram demônios, na grande celestial para ver quem mandava no pedaço. Lúcifer perdeu, diz a Bíblia, mas eu cá tenho fortes dúvidas. É só olhar em redor. Os livros sagrados enganaram o leitor. Procon neles. Seja como for, ninguém explica como surgiram esses seres minúsculos que regulam nossa vida. O humor, por exemplo, é coordenado pelas bactérias intestinais.

A VITÓRIA DO INFERNO

Há uma possibilidade. Pode ser que, assim como anjos e demônios, no início, todas as bactérias e vírus fossem do bem. Na grande nanobatalha, os bons perderam, não resta a menor dúvida. Talvez porque levem uma vida chata, pelo nosso parâmetro pelo menos, em determinados momentos esses seres maus saiam da toca e começam a infernizar a vida das pessoas. As boas são apenas sobreviventes. Um dia serão todas do mal, e esse realmente será o fim do mundo.

MILÊNIO DROGADO

Assisti na TV uma hora de música popular britânica, bandas de rock e sucedâneos. Como aqui, as letras geralmente remetem à autodestruição. Uma boa parte delas fala em se entupir de drogas e/ou álcool para ser feliz, mesmo que algumas falem que sabem que é ida ao inferno sem bilhete de volta. As falsas músicas sertanejas daqui também não podem viver sem álcool. A toda hora, os cantores e cantoras falam em tomar um porre ou declaram seu amor pela cerveja.

PAUSA QUE NÃO REFRESCA

Você acorda de manhã e se lembra da pandemia. Por alguns instantes, é levado a crer que foi apenas um pesadelo, que nada daquilo que o atormenta é real. Por alguns instantes. Depois vem o gosto amargo da realidade.

A DÉCADA DO MEDO

Não lembro de toda minha existência um clima como o de agora. Nos anos 1960, o temor de uma III Guerra Mundial era mais que uma hipótese, era quase uma certeza. Os alemães tinham certeza de que o primeiro tanque de uma invasão soviética na Europa passaria pelo Portão de Brandeburgo, e em caso de míssil ou bomba nuclear, a primeira careca radioativa seria de um alemão ocidental. Por isso eles só tinham filhos por acidente.

Para quem era bem informado, meu caso, o temor de uma guerra nuclear já preocupava. Tínhamos a esperança que talvez a radiação não nos atingisse porque o conflito não chegaria à América do Sul. Dizia aos meus amigos que a radioatividade não conhece fronteiras, então estávamos tão ferrados ou mais que europeus e americanos.

UM BRASIL BLINDADO

A maioria do povo brasileiro não tinha a menor ideia desse perigo, e se dele tomava conhecimento achava que não nos atingiria. Além do mais, a imprensa levava tempo para publicar algo acontecido em outro continente. Havia o rádio, esse sim, capaz de transmitir horrores e felicidades em tempo quase real.

De qualquer forma, não deixávamos de ir ao colégio, ao cinema ou ao bar por causa do perigo de um conflito mundial. O mundo ficava longe e Deus era brasileiro além de ser nosso amigo. Pelo que o Brasil era, foi e provavelmente será, amigo da onça.

PENSAMENTO DO DIAS

Se a vida passa, o coronavírus também passará.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »