Dor de dente no meio de uma viagem de férias? Saiba o que fazer

11 jan • ArtigosNenhum comentário em Dor de dente no meio de uma viagem de férias? Saiba o que fazer

Imagine a seguinte situação. Você está de férias, no meio de uma viagem deliciosa, quando, de repente, seu dente começa a doer. Você está a quilômetros (ou mais) de distância do seu dentista e não sabe o que fazer. E agora? Acabou a viagem? Não necessariamente. “Se a pessoa já estava com algum problema dentário, o ideal é buscar um especialista local. Mas, se a dor começou durante a viagem, há formas de conter o incômodo, até voltar para casa”, afirma a Dra. Kamila Godoy, dentista, membro da Associação Brasileira de Ortodontia e pesquisadora da Faculdade de Odontologia da USP.

Confira as dicas da especialista:

Água morna e sal

A primeira conduta indicada é realizar um bochecho com água morna e sal, que auxilia em uma possível infecção dentária. “O sal ajuda a limpar a infecção, enquanto o calor da água morna drena os fluídos desta inflamação, além de atenuar os danos no tecido atingido”.

Aposte nas propriedades medicinais dos alimentos

Segundo Kamila Godoy, determinados alimentos podem ajudar a conter a dor de dente, além do benefício de não haver contraindicação:

Hortelã: Com propriedades calmantes, o chá de hortelã contribui no controle da dor de dente. Para o preparo, é importante colocar aproximadamente uma colher de sopa de folhas de hortelã picadas em uma xícara com água fervente. Tampe com um pratinho e deixe a infusão acontecer por cerca de 20 minutos. Em seguida, coe a mistura (se for de sua preferência) e tome ainda quente.

Própolis: Chá com própolis é uma boa opção, já que ele possui naturalmente ação anti-inflamatória e, por isso, aumenta as defesas do corpo, combatendo os agentes infecciosos. O ideal é colocar cerca de 30 gotas do extrato do própolis em uma xícara de chá e tomar ainda quente.

Cravo-da-índia: Com propriedades antissépticas, o óleo essencial de cravo-da-índia diminui a dor de dente, auxilia na limpeza da região, acalma inflamações e ainda contribui com o tratamento de úlceras e de sangramento gengival. Cerca de uma gota do óleo deve ser misturada em meia xícara de chá de água com o auxílio de um recipiente com tampa. Essa mistura deve ser usada diariamente — após as refeições principais e a escovação dos dentes — em gargarejos (como se massageasse a região, já que o líquido deve passar por toda a área interna da boca).

Medicamentos, só em último caso

A automedicação é sempre perigosa. Fazer uso de algum remédio sem o diagnóstico e a orientação do especialista pode agravar o quadro infeccioso. Mas, em casos extremos, segundo Kamila Godoy, a pessoa pode tomar um comprimido de paracetamol 750mg por, no máximo, três dias. “Se a dor continuar após o terceiro dia, será preciso buscar auxílio odontológico local”.
Na volta para casa
“Assim que retornar de viagem, marque a consulta com seu dentista, mesmo que o incômodo tenha passado. A dor é sempre um sinal de alerta, indicando que há algo de errado. Daí a importância de nunca a menosprezar. Vale lembrar que uma dor de dente pode ter inúmeras causas, como a exposição da dentina, resultante de uma lesão de cárie ou de uma retração gengival, o que é bastante comum. Seja o que for, somente o dentista poderá avaliar e indicar o tratamento mais indicado para o seu problema”, finaliza Kamila Godoy.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »