Don’t Panic!

28 nov • ArtigosNenhum comentário em Don’t Panic!

* Mariana Costa 

Não por acaso, escolhi a célebre frase do fantástico O Guia do Mochileiro das Galáxias, originalmente transmitido na BBC Rádio, em 1978, como título. Na história, o herói teve contato com um aparelho eletrônico que parecia muito complicado e que trazia na capa os dizeres “DON’T PANIC” em letras garrafais e amigáveis – como neste artigo – que era, em linhas gerais, um livro extraordinário que, se impresso, resultaria em uma biblioteca desconfortavelmente grande para um mochileiro interestelar.

Além disso, no livro, havia um culto às toalhas. Todo Mochileiro das Galáxia devia ter uma e ela era extremamente útil – para se usar como agasalho, deitar na praia, tapar o corpo e dormir sob as estrelas e até mesmo para enxugar-se, se estivesse limpa – e ainda exercia uma influência psicológica sobre os não-mochileiros, garantindo ajuda e respeito aos mochileiros interestelares. Guarde essa informação.

Ora, a Lei Geral de Proteção de Dados, tal qual o distinto aparelho, parece um aparelho absurdamente complicado, mas representa um dos diplomas mais completos de proteção de dados pessoais que já vimos no Brasil. Isso significa que, a despeito do pânico inicial e vontade de correr para as estrelas, a lei veio para trazer benefícios para todos e proteger os relacionamentos que temos no mercado.

Disseminar pânico é tão infrutífero quanto conduzir o seu Programa de Integridade em Privacidade baseado nele. Pare um pouco, “don’t panic” e pensa comigo: o reconhecimento legal da impossibilidade de atribuir um valor mercantil aos nossos dados pessoais, quantia que seria auferida por terceiros, é tão óbvio que chega a parecer estranho. É como dizer que não posso vender o lápis do meu colega porque o lápis não é meu – lógico que não posso!

Dito isso, em primeiro lugar, as primeiras coisas. Quando eu olho para a Lei Geral de Proteção de Dados e olho para dentro da minha empresa, qual o gap de atendimento que eu vejo? Antes de sair fazendo investimentos polpudos para contratar um terceiro, saiba, em linhas gerais, o tamanho do desafio que você precisa enfrentar e não esqueça da sua toalha (lembra do conceito?).

Sua organização é sua toalha e não só deve estar a par da necessidade de conformidade com a legislação, mas também deve participar ativamente da implementação dessa estrutura – coordenada por alguém capaz, claro. Chame a Alta Administração, o Compliance, o Jurídico, o Comercial, a TI e o RH, faça uma mesa redonda e mapeie as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa, introduza uma matriz de risco específica e fuja dos lugares comuns de pacotes oferecidos de forma indiscriminada por aí. A regra geral é a customização.

Seja diferenciado, utilize a Lei Geral de Proteção de Dados como um diferencial competitivo (oportunidade) para a sua empresa, leia a “Trilogia de 5 partes” do Douglas Adams, leve sempre a toalha consigo e DON’T PANIC!

*Da Facta Financeira 

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

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