Ditadura impune

15 ago • Caso do DiaNenhum comentário em Ditadura impune

Lápis de colorir deitado sobre papel onde há riscos

Fiquei impressionado com os números da violência escolar no RS. Não contra os alunos, mas a causada por eles. Com um detalhe: na compilação foram registrados apenas os casos que geraram BO’s. A ZH fez uma boa matéria sobre o assunto há mais dias, para comentário posterior do colunista Percival Puggina, para quem esse quadro é a consequência do sistema Paulo Freire de educação. E não são todas as escolas, apenas 1.255 colégios pesquisados, nos três últimos trimestres de 2015 e três de 2016. Ei-los.

23.930 atos de indisciplina em sala de aula,

4.861 atos de violência física entre alunos,

4.811 agressões verbais a professores e funcionários,

1.275 depredações ou pichações dentro da escola,

  294 casos de posse ou tráfico de drogas,

  199 agressões físicas a professores ou funcionários.

Não saberia dizer se a culpa é do método. Horrores assim nunca têm uma única causa, mas sem dúvida o mole que se dá aos alunos, os pais, que em vez de ajudar os professores, os processam por “prejudicar” seus pimpolhos, enfim, a ditadura impune dos alunos.

Não há muito mais a dizer. Os números falam por si.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »