Diário de uma Vida Nova

20 abr • Caso do DiaNenhum comentário em Diário de uma Vida Nova

A ressurreição

Vou dar duas notícias sobre a minha situação. Semana que vem, recomeço minhas atividades externas – eu estava no regime fechado – e, durante três horas por dia, poderei borboletear no exterior, incluindo retomar parcialmente a Página 3 do Jornal do Comércio. Então, agora estou no semiaberto, sem precisar usar tornozeleira eletrônica. O que é o estudo.

O alívio

A ótima notícia é que o oncologista Carlos Eugênio Escobar me tirou pelo menos 250 kg do lombo. Disse, ontem, que não preciso fazer quimioterapia. Eu tenho as seis condições necessárias para não se fazer quimio. Então, como o tumor estava no reto e foi convenientemente extirpado pelo doutor Daniel Azambuja, nem precisei usar a bolsinha ligada ao intestino pós-cirurgia. Então, eu sou um sujeito rabudo. Duplamente. É mole?

IMG-20180317-WA0006

Eu, antes das boas notícias

PORTO ALEGRE (16)

Após as boas notícias

Fórmula 1

Escobar me deu uma interessante explicação sobre como chegou a esse diagnóstico. O que achei mais interessante é que tumores do lado esquerdo do reto têm menos chance de metástase que os do lado direito. Essa é uma descoberta recente, tem dois anos apenas. O motivo é desconhecido. Falamos bastante sobre a velocidade dos avanços da medicina. Escobar contou que alguns deles são tão surpreendentes que nem ele esperava fossem possíveis enquanto vivesse. E olha que ele é moço.

Os assimétricos

Sobre a assimetria do corpo humano, caso de tumores no reto, minha filha Fabíola – que desde o dia 16 é Doutora em Medicina de Equinos pela UFRGS – diz que a assimetria é comum também em animais: em éguas, a ovulação é mais frequente no ovário esquerdo, fato observado em diversos estudos científicos.

Quem explica?

Eu mesmo tenho diferenças entre pernas, a direita é mais propensa a incomodações que a esquerda. Por que nossos organismos são assimétricos –  mesmo considerando destros e canhotos – é um  mistério. Quem souber a causa e comprová-la, ficará rico.

O reinício

Então ficamos combinados: estou de direito e de fato no estágio inicial de uma vida nova.

JC

Leia e assine o Jornal do Comércio clicando aqui.

Fernando Albrecht é jornalista e atua como editor da página 3 do Jornal do Comércio. Foi comentarista do Jornal Gente, da Rádio Band, editor da página 3 da Zero Hora, repórter policial, editor de economia, editor de Nacional, pauteiro, produtor do primeiro programa de agropecuária da televisão brasileira, o Campo e Lavoura, e do pioneiro no Sul de programa sobre o mercado acionário, o Pregão, na TV Gaúcha, além de incursões na área executiva e publicitário.

FacebookTwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »